URI

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

ARPES em foco


Na tarde do último dia 26 os acadêmicos do curso de Psicologia Thiago Aguirre, Maida Mazoy e Clairton Pivoto, junto de Dailto Pivoto (do Mercado Pivoto), foram até a Associação de Recicladores Profetas da Ecologia de Santiago- ARPES para entregar doações de alimentos às famílias que trabalham no local. A ação surgiu a partir do VER-SUS,  evento  realizado na URI- Santiago, de 14 a 24 de fevereiro, com  vivências  em várias instituições de Santiago e região.
 
 

E, na manhã da quarta-feira, 27, a ARPES foi até o Legislativo. A vereadora Iara Castiel recebeu a visita do professor Eduardo Saldanha e da colaboradora Michelle Gindri, da Extensão, para tratar sobre assuntos referentes a ARPES. Veja mais sobre a reunião, aqui.
Fotos: divulgação
 

Há cerca de três anos, a Universidade desenvolve um trabalho social com a ARPES através da Extensão.
 
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago

Início do ano letivo: Programa União Faz a Vida em momentos marcantes


No último dia 25, dia em que começaram as aulas no Câmpus da URI, o União Faz a Vida, programa do SICREDI, que tem a coordenação pedagógica da Universidade, participou da abertura do ano letivo na cidade de Manoel Viana, quando aconteceu também o lançamento e assinatura de contrato do PUFV no Município, o qual passa a fazer parte do programa. Representaram a URI as assessoras pedagógicas Cíntia Teixeira e Márcia Gomes.
 
 

Já no dia 26, na abertura do ano letivo em São Francisco, a URI foi responsavél pela formação continuada dos educadores. A temática central foi “Práticas Pedagógicas”. Os professores da Universidade dividiram-se por áreas para dinamizar as atividades, sendo elas:

 

Educação Infantil- Márcia Gomes e Milena Frizzo

 

Séries Iniciais- Cristiane Biscaíno e Lúcia Bianchini

 

Português, Educação Física, Línguas Estrangeiras e Artes- Belkis Martins e Ivete Vial Costa

 

História e Geografia- Tânia Motta

 

Ciências e Matemática- Marcelo Tusi
 
Fotos: divulgação
 

 

Com a assessoria da URI, a escola que aderir ao programa, desenvolve projetos com as crianças, as famílias e a comunidade, centrados nos valores cooperação e cidadania. O grupo pedagógico da URI fechou o ano de 2012 realizando um trabalho com sete cidades. Com foco inicial no ensino fundamental, hoje, já existe atendimento junto à educação infantil nas escolas. Os assessores estão sempre recebendo formações continuadas no SICREDI para executarem o trabalho nos municípios, mas, Cristiane Biscaino, a coordenadora do União Faz a Vida junto a URI, salientou que o trabalho vai muito além, pois o grupo “cria muitas coisas para levar aos municípios”, disse. Na Universidade, ele é ligado à  extensão, pois, além da assessoria pedagógica surgem outras demandas nas escolas.
 
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Primeiro encontro do ano


O Câmpus está com sua rotina normal: corredores movimentados, alunos nas salas de aula, estacionamentos lotados. As aulas na URI começaram na última segunda-feira, 25, e já na quarta-feira, aconteceu reunião do Conselho de Câmpus, a primeira do ano de 2013.

 

O conselho compõe-se do Diretor Geral, Diretora Acadêmica, Diretor Administrativo, coordenadores de área do conhecimento, coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação, representação estudantil, representante da Escola de Educação Básica, Secretária Acadêmica, Bibliotecária e um representante do corpo técnico-administrativo. O conselho, reúne-se, no mínimo, uma vez ao mês. São tratados assuntos de relevância para a instituição.
 
 

Fotos: NUCOM
 
 
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago

Visita especial no nosso museu!


A mostra “A Escrita Feminina na Terra dos Poetas”, que acontece no Museu das Comunicações da URI em homenagem ao mês da mulher recebeu na manhã desta quarta-feira, 27, uma visita muito especial. Um grupo do Asilo Santa Izabel, de Santiago, conferiu de perto a exposição, demonstrando muita felicidade com o passeio.

 

Essa mostra acontece até o fim do mês de abril, de segunda a sexta, das 8h ao meio-dia. É possível entrar em contato para agendar visita. O telefone é (55) 3251 3151, ramal 282 (com Maique) ou pelo e-mail museu.comunicacoes@urisantiago.br

 


Fotos: NUCOM

 
 
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Curtas da URI


Formação- Os professores da URI Santiago terão formação continuada com o professor Jorge Cunha, da Universidade Federal de Santa Maria, às 19h30min, no Câmpus.

 

Psicologia- Dia 02 de março, próximo sábado, acontece a II Jornada Acadêmica de Estudos Clínicos em Psicologia, às 8h, na URI Santiago.

 
Escola- Os professores do curso técnico em Enfermagem realizaram uma visita técnica aos laboratórios de Enfermagem e Farmácia do Câmpus na última semana. As professoras Silvana Oliveira, Loana Sagrilo e Marcia Rosso apresentaram todas as instalações e equipamentos novos.

 
Lembrete- A Biblioteca da URI lembra que para alunos da graduação, o empréstimo é de até cinco livros e para professores e alunos das pós-graduações de até sete livros. Importante ressaltar que neste primeiro trimestre, só acontecerá empréstimo de livros ou outros itens da Biblioteca a partir da apresentação de documento de identificação com foto. A Biblioteca passou a utilizar o sistema Pergamum, moderno, prático e eficiente. Além disso, vem realizando pesados investimentos em livros.

Foto: NUCOM
 

Utilidade pública- Com o fim do horário de verão, a Prefeitura Municipal de Santiago também vai alterar o seu horário de funcionamento. A partir da próxima segunda, 04 de março, o expediente volta a ser das 8h ao meio dia e das 13h30min às 17h30min.
 
 
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Antes do início das aulas, formação continuada aos professores


Para quem já é professor da URI, o momento foi de reencontro, para quem ainda não era docente da instituição, foi o momento de conhecer um pouco mais de uma URI que exerce papel fundamental no desenvolvimento econômico, social e cultural em Santiago e região.

 

Na quinta-feira, 21, na parte da tarde, ocorreu formação continuada aos docentes novos, aprovados no processo seletivo docente ou contratados de forma emergencial. Entre os professores novos, está o prefeito de Santiago, Júlio Ruivo, que ministrará a disciplina de Gestão Pública, no curso de Administração, 5° semestre.

 

No turno da noite, foi a vez da formação a todos os professores. O Diretor Geral, professor Francisco Gorski, trouxe dados da URI, investimentos realizados nos dois últimos anos e um relato das principais atividades no ano que passou. A Diretora da escola, professora Roselaine Lamberti, falou da Escola de Educação Básica, instituição que está com cerca de 430 alunos, tendo no ano de 2012, entre as tantas conquistas, o primeiro lugar no ENEM. A Diretora Acadêmica da URI, professora Michele Noal Beltrão, falou aos professores sobre formação continuada, a respeito da recepção dos alunos e sobre o trote solidário. Confirmou a formação continuada com o professor Jorge Cunha, da Universidade Federal de Santa Maria, para o dia primeiro de março, às 19h30min, no Câmpus. Após, o grande grupo dividiu-se para as reuniões de colegiados.
 
Foto: NUCOM
 

 
Veja todas as fotos das formações: http://portal.urisantiago.br/ver_fotos.php?eventoID=96

 
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago
 

Volta às aulas URI


- 25 de fevereiro: “Espaço Click Aluno” a partir das 20h30min, no prédio 01. Os bixos registrarão sua chegada ao Câmpus e os acadêmicos a sua vinda para mais um semestre. Os alunos do turno da tarde estão convidados a participar. Depois, todas as fotos estarão nas redes sociais e site da URI. Lembrando que todos os períodos serão normais.
 

 

- 25 de fevereiro: acompanhando o Câmpus, começam as aulas dos cursos técnicos da Escola de Educação Básica da URI. 

 

- Trote solidário: ocorreu reunião para acadêmicos sobre o trote solidário, sexta-feira, dia 22, na Direção (foto). Ficou definido que haverá uma gincana solidária, no mês de março. Haverá premiação para a turma vencedora.
 
Foto: NUCOM
 

 

Além disso, aconteceu formação continuada aos professores na última quinta-feira, 21, além das reuniões de colegiados. A URI começa o ano com 13 professores novos. No Câmpus, são 120 professores e na Escola 57.
 
 
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago
 
 

 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Reitora da URI em exercício homenageada pelo dia das mulheres


A Reitora em exercício da URI, Rosane Vontobel Rodrigues, foi a mulher homenageada com a capa da revista ZB Imagens e Fotos de fevereiro/março. O evento foi realizado na manhã de terça-feira, 19, no prédio Castelinho que recebeu um seleto público, onde também outras mulheres foram lembradas pela publicação social. Na sua manifestação, a professora Rosane Vontobel Rodrigues, lembrada em nome da URI; enalteceu a persistência da diretora da revista, Zeni Bearzi, que há mais de 20 anos mantém a publicação em circulação privilegiando acontecimentos e matérias sociais. Dentre os convidados, o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Gradução da URI, Giovani Palma Bastos.                      

“Quero repartir com todas as mulheres de Erechim, a capital da Amizade, essa distinção de participar de sua revista Zeni, pois desde que ganhamos direito a voz e voto, precisamos lutar e muito, ainda, para sermos protagonistas nas nossas próprias histórias”, destacou a professora Rosane. Dirigindo-se diretamente à editora da revista, a professora Rosane observou que “quero lhe dizer que todas nós mulheres a quem neste momento coube participar desta edição, estamos felizes, pois fomos desafiadas a compartilhar com o coletivo, o que pensamos, o que somos, como vivemos. Isto oportunizou-nos um outro diálogo com  seus leitores”.

A professora homenageada com a capa e duas páginas da publicação, buscou no tempo, exemplos de mulheres que ajudaram a ‘escrever’ a trajetória histórica das mulheres na construção da sociedade, lembrando dentre elas, a vice-prefeita Ana Lúcia de Oliveira. Mas a manifestação da professora e reitora em exercício da URI não ficou só nas mulheres. “O caminho da dignidade passa por esta  compreensão, que mulheres e homens  crescem, planejam, sofrem, escolhem trabalham, amam e buscam ser felizes. Isto é viver”, sublinhou. 

A professora que tem seu berço natal em Giruá, mas que construiu seus  projetos profissionalmente e constituiu família em Santiago, não poderia encerrar sua fala sem lembrar do seu torrão:  “E a vida merece todos os sentidos como afirma  um poeta da minha terra,Oracy Dornelles: vive, na perpétua continuidade das vidas, vive no pesadelo dos germens e no silêncio dos gigantes, vive na obstinação dos venenos e na doçura das seivas, vive nas saudades das rosas e na ingratidão dos espinhos, vive na cinza libertada das urnas pela palpitação integral dos ventos”.

Além da professora Rosane Vontobel Rodirgues, outras mulheres da sociedade local e regional foram lembradas e homenageadas.    Ficará em exposição no Castelinho até dia 8 de março  as  páginas da revista com as matérias sobre as homenageadas .Para encerrar, uma equipe da Clínica Santa Mônica, fez uma palestra sobre a autoestima das pessoas. Ao final, a Reitora da URI em exercício, distribuiu 100 poesias de poetas de sua terra – Santiago. O evento será reproduzido na TV Erechim nos próximos dias. 
 


Fotos: Reitoria
 
 
 
Assessoria de Comunicação
Reitoria

 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Tráfico de pessoas é tema de livro de egresso do Direito


Com o lançamento de um livro que trata do tráfico de pessoas, já se tem uma ideia de como será o ano de 2013 para o curso de Direito da URI, o qual comemora seus 15 anos em Santiago. O egresso, Vagner Tusi Barbosa, que colou grau na 19ª turma em 18 de janeiro de 2013, lançou recentemente o livro “Tráfico de Pessoas: Política Nacional de Enfrentamento e a Competência Penal Internacional”, fruto do seu trabalho de conclusão apresentado ainda em novembro de 2011.

 

Com a obra, Vagner buscou apresentar as principais considerações referente ao crime de tráfico de pessoas. Para tanto, expõe desde conceitos legais até as consequências sociais do delito. Além do aspecto jurídico, o trabalho aponta a necessidade de engajamento social para o combate efetivo do tráfico humano. Estão elencadas todas as vertentes do tráfico de pessoas trançando-se um paralelo entre a legislação nacional e internacional. Assim, aprimoram-se perspectivas nos ramos do direito penal, internacional, público e constitucional.

 

Além da pesquisa bibliográfica, o aluno encaminhou, através da coordenação do curso, ofícios para órgãos como Polícia Federal e Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de buscar dados sobre a ocorrência.  “A pesquisa traz duas características bem definidas: uma a parte da legislação do tráfico de pessoas e a outra, a ocorrência do crime no Brasil e Rio Grande do Sul”, conta ele.

 

E o assunto, está no horário nobre da televisão, sendo retratado na novela Salve Jorge. Contudo, o que está sendo mais abordado na televisão é a exploração sexual, quando na verdade, o tráfico de pessoas tem mais dois variantes, o trabalho escravo e a remoção de órgãos, explicou o autor.

 

Durante o trabalho, o que chamou a atenção foi a existência de crimes próximos a nós, ressaltou ele. Existem ocorrências em Passo Fundo e Uruguaiana, por exemplo. A professora Adriane Damian Pereira, coordenadora do curso e também orientadora do aluno durante o TCC, disse que é realmente um assunto inédito para o curso. “É um tema trabalhado em sala de aula, nos crimes especiais, mas que dificilmente é aprofundado, pois muitos alunos acham que só acontecem casos mais longe”, diz.

 

Antes do livro, Adriane lembra que Vagner primeiro publicou artigo na revista do curso “Direito, Justiça e Cidadania”. Ambos, destacam a porta que a URI abriu para que o livro virasse realidade. Comprometido com a sociedade e sendo parte de uma Universidade comunitária, que está inserida na comunidade propiciando o seu desenvolvimento, Vagner também confeccionou fôlderes informativos, trazendo até a população informações sobre o tráfico de pessoas, sendo que os mesmos foram colocados nas repartições públicas e na própria Universidade.

 

O livro está a venda. Também, será lançado oficialmente e divulgado na URI e demais instituições da região.

 

“Comecei ter noção do que as redes criminosas são capazes e isso choca, porque é um crime que está relacionado com pessoas, que são transformadas em objetos”, finalizou.

 

Orientadora Adriane e egresso Vagner Tusi


Livro será lançado oficialmente na URI

Fotos: NUCOM
 

 

Confira trecho:
 
 
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago
 

Volta às aulas URI: todos os detalhes (atualizado)


- 21 e 22 de fevereiro: formação continuada aos professores. Dia 21, 13h30min, aos professores novos e das 19h às 22h30min a todos os professores do Câmpus. Dia 22, das 8h às 12h, acontecem reuniões separadas por colegiados. A URI começa o ano com 13 professores novos. No Câmpus, são 120 professores e na Escola 57.

 

- Investimentos: ônibus novo (R$ 257 mil),  aparelhos de ar-condicionados (R$ 99.500,00), gerador de energia (R$ 175.870,00), computadores (R$ 64.940,00). Além da pavimentação asfáltica no Câmpus e placas de sinalização em todas as salas. A Biblioteca está com novo sistema e a mesma possui um total de 67 mil itens (livros são 42 mil).
 
Foto: NUCOM
 

 

- A Escola de Educação Básica da URI começou as aulas na segunda-feira, 18. Algumas melhorias: pintura interna nas salas de aula e corredores, troca de pisos, aquisição de mobiliário, organização de sala de jogos, instalação de duas portas de emergência, de lâmpadas de emergência e de placas de sinalização, entre outras, sendo muitas melhorias em parceria com a APAMURI- Associação de Pais e Mestres da URI.

 

- 25 de fevereiro: acompanhando o Câmpus, começam as aulas dos cursos técnicos da Escola de Educação Básica da URI. 

 

- 25 de fevereiro: recepção aos acadêmicos e bixos da URI. Será a partir das 20h30min, em frente ao prédio 01, no asfalto novo. Os acadêmicos encontrarão o “Espaço Click Aluno” para que registrem sua chegada como bixo ao Câmpus ou sua chegada para mais um semestre na instituição. Os alunos do turno da tarde estão convidados a participar. OBS: o horário da aula é normal para todos, a recepção que será às 20h30min.

 

- Portaria 774: fala sobre o trote na Universidade e também orienta quanto a recepção dos calouros. Está no portal da URI.

 

- Trote solidário: reunião para acadêmicos sobre o trote solidário, sexta-feira, dia 22, 13h30min, na Direção, com a presença de coordenadores de cursos ou representantes. Haverá premiação.
´
 
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago
 

 

Começa ano letivo na Escola de Educação Básica


“Pertencer a URI: Desafios e Significados”: com esse assunto, os professores da Escola de Educação Básica da URI Câmpus Santiago foram recepcionados na manhã de sexta-feira, 15, já que participaram de formação continuada docente. Antes disso, dia 14, houve reunião pedagógica na escola.
 
 

A professora Michele Noal Beltrão, Diretora Acadêmica da URI, em sua fala, destacou o princípio da instituição, que é promover a discussão de um ser humano realizado e realizador, que possa interagir na realidade com responsabilidade, dinamismo, consciência crítica, criatividade, ética, autonomia e efetividade.
 
 

Michele explanou que a URI é uma instituição com 11.580 alunos na graduação, 1.650 na pós-graduação lato sensu, 300 na pós-graduação stricto sensu e 2.340 alunos nas escolas de educação básica, totalizando 15.870 alunos. Somente em Santiago, são 120 professores no ensino superior (total da URI é 735), 55 professores na escola (sendo 236 entre todas as escolas) e 90 técnicos-administrativos em Santiago, entre Câmpus e Escola (sendo um total de 667 técnicos na URI). A URI está presente na vida de 155 municípios, distribuídos no norte e centro-oeste do Estado, com projetos de extensão contemplando em torno de 100 mil pessoas.

Neste início de ano letivo na escola em Santiago, além da formação docente, os alunos e pais estão deparando-se com uma série de melhorias na instituição, tais como pintura interna nas salas de aula e corredores, troca de pisos, aquisição de mobiliário, organização de sala de jogos, instalação de duas portas de emergência, de lâmpadas de emergência e de placas de sinalização, entre outras, sendo muitas melhorias em parceria com a APAMURI- Associação de Pais e Mestres da URI.
 
 

A Escola de Educação Básica possui Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, cujo ano letivo começou em 18 de fevereiro. Também, possui cursos técnicos, com aulas iniciando em 25 de fevereiro.

A Diretora Acadêmica ressaltou: “O trabalho feito coletivamente tende a ter um resultado mais permanente. Juntos, fazemos, nos refazemos, construímos”.
 
Fotos: NUCOM
 
 
 
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago 

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Volta às aulas: todos os detalhes!


- Portaria 774: fala sobre o trote na Universidade e também orienta quanto a recepção dos calouros. Está no portal, clique aqui.

 

- 21 e 22 de fevereiro: formação continuada aos professores. Dia 21, 13h30min, aos professores novos e das 19h às 22h30min a todos os professores do Câmpus. Dia 22, das 8h às 12h, acontecem reuniões separadas por colegiados.

 

- Os alunos encontrarão o Câmpus cheio de investimentos, como pavimentação asfáltica, ônibus novo da URI, gerador, aparelhos de ar-condicionado para algumas salas de aula e placas de sinalização em todas as salas. A Biblioteca está com novo sistema e a mesma possui um total de 67 mil itens. O Câmpus também realizou a contratação de novos professores.

 

- A Escola de Educação Básica da URI começou as aulas na segunda-feira, 18. A escola também recebe a comunidade escolar com uma série de melhorias e, antes do início das aulas, houve formação continuada dias 14 e 15 de fevereiro. No dia 15, a professora Michele Noal Beltrão, Diretora Acadêmica da URI, falou aos professores sobre “Pertencer à URI: Desafios e Significados” (foto).
 
Foto: NUCOM
 

 

- 25 de fevereiro: acompanhando o Câmpus, começam as aulas dos cursos técnicos da Escola de Educação Básica da URI. 

 

- 25 de fevereiro: recepção aos acadêmicos e bixos da URI. Será a partir das 20h30min, em frente ao prédio 01, no asfalto novo. Os acadêmicos encontrarão o espaço “Click Aluno” para que registrem sua chegada como bixo ao Câmpus ou sua chegada para mais um semestre na instituição. Os alunos do turno da tarde estão convidados a participar!
 
 

 

- Trote solidário: Reunião para acadêmicos sobre o trote solidário, sexta-feira, dia 22, 13h30min, na Direção, com a presença de coordenadores de cursos ou representantes. A turma vencedora ganhará premiação.
 
 
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago
 

Curtas da URI


Projeto de volta- O projeto Universidade Experiente e Presente, projeto de ação social da URI Santiago, retoma suas atividades no próximo dia 20, com a coordenação do professor João  Érico, tendo como instrutor o professor Paulo Reis. Neste ano, além do coral, haverá o início do projeto da Banda da Terceira Idade. O projeto faz parte das ações de responsabilidade social da Universidade para o ano de 2013.
 
Foto: NUCOM

Além de coral, Universidade Experiente terá banda
 

 

Atendimentos- A Clínica-Escola de Psicologia da URI - Câmpus Santiago está disponibilizando atendimento aos parentes e amigos das vítimas da tragédia ocorrida na boate Kiss em Santa Maria, residentes em Santiago e todos os municípios da região. O atendimento é gratuito. Informações: (55) 3251 3151, ramal 257.

 

Inscrições até sexta- Inscrições até dia 22 para o curso de formação de instrutor de trânsito na URI Santiago. Pré-requisitos para matrícula: ser maior de 21 anos, comprovar escolaridade de Ensino Médio e ser habilitado em qualquer categoria há dois anos (um ano de permissão + um ano definitiva). A inscrição custa R$ 50. As matrículas serão de 04 a 15 de março e o curso terá início em 15 de março. Informações na Extensão da URI, telefone (55) 3251 3151, ramal 222.

 

Estagiários- Segue processo de seleção para estagiários do projeto Negócio a Negócio. O interessado deve estar cursando Administração ou Ciências Contábeis. Prazo até 04 de março. Informações: rh@urisantiago.br

 

Datas- Reforçamos as datas importantes do calendário acadêmico:

 

18 a 22- Matrícula para mudança de curso de graduação e para reingressantes, na existência de vagas

25- Início do período letivo- cursos de graduação- 1° semestre/ 2013

 

Dados do MANUAL ACADÊMICO

 

Saúde- A URI está sediando até dia 23 o VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde). Muitos acadêmicos da URI e de outras instituições participando.
 
 
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago

 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

NUCEPE é apresentado na URI Santiago


Na tarde da quinta-feira, 14, a URI Santiago conectou-se com a Universidade Federal do Maranhão, mais precisamente com o professor Isidoro Cruz Neto (foto), para tratar sobre o projeto do NUCEPE, o Núcleo de Capacitação e Estudos do Processo do Envelhecimento/ Santiago, já que o referido professor é coordenador do NUCEPE de São Luiz do Maranhão. Estavam presentes acadêmicos, professores, colaboradores, bem como, o Diretor Administrativo, Jorge Padilha.
 
 

 

O NUCEPE de Santiago está constituído por  professores e acadêmicos (professores de  Psicologia, Direito, Enfermagem e História e acadêmicos de Enfermagem,  Direito e Psicologia) e profissionais da Secretaria Municipal da Assistência Social, do Conselho Municipal do Idoso de Santiago e do Projeto Municipal “Forma e Saúde”. Também, possui acadêmico de Educação Física da Universidade de Ijuí (UNIJUÍ), colaboradores da URI, enfermeiras, bem como, Ministério Público de Santiago. O NUCEPE nasceu com diversos objetivos, sendo um dos principais mobilizar a rede de ensino, a assistência social, a saúde e a comunidade em geral em torno de questões relacionadas ao envelhecimento.
 
 

 

A reunião começou com vídeos mostrando práticas realizadas no Asilo de Santiago durante o período que o professor Isidoro esteve no Município. A acadêmica de Psicologia Maida Mazoy (foto) explicou detalhes sobre o NUCEPE, contando que realizou estágio na instituição sob a orientação do professor Izaque Ribeiro. Foi uma tarde para conhecer as pretensões do NUCEPE, para trocar experiências com o professor Isidoro e para muita reflexão a respeito de uma realidade tão próxima e as vezes tão desconhecida.  
 
Fotos: NUCOM
 

 

Diante do grande crescimento da população idosa de Santiago e do Brasil, o NUCEPE  busca ser um espaço de práticas, pesquisa, projetos  e efetivação dos direitos ao envelhecimento.

 

Dados do IBGE no censo de 2010:

* População residente:

60 a 69 anos: 4.344 pessoas

70 anos ou mais: 3.728 pessoas

Total: 8.072

Homens de 60 a 69 anos: 2.091 pessoas

Homens de 70 anos ou mais: 1.412 pessoas

Total: 3.503

Mulheres de 60 a 69 anos: 2.253 pessoas

Mulheres de 70 anos ou mais: 2.316 pessoas

Total: 4.569

* 16,24% da população de Santiago possui mais de 60 anos

 

Realidade:

A população idosa brasileira é a que mais aumentou nos últimos 50 anos: em 1960 eram 3,3 milhões de idosos com mais de 60 anos e em 2010 esse número passou para 20,5 milhões. A ONU afirma que, em 10 anos, o mundo atingirá a marca de 1 bilhão de idosos e que, em 2050, a população com mais de 60 anos, será de 2 bilhões, ou seja, 20% da população mundial.

 

Mais alguns objetivos do NUCEPE:

* Buscar promover a mobilidade acadêmica entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a URI/ Câmpus Santiago

* Organizar o I Seminário Internacional “Interdisciplinaridade e os Direitos Humanos no Envelhecimento”

 

Quem participou quinta:

Acadêmicos do curso de Psicologia Maida Mazoy, João Carneiro, Anselmo Vargas, Vilson Menezes, acadêmica de Enfermagem Émily Motta e acadêmica do Direito Patricia de Almeida. Professores Izaque Ribeiro, Anahy Oliveira, Rosângela Montagner, Roselaine Espindola e João Érico. Além do Diretor Administrativo Jorge Padilha, estava presente a colaboradora Michele Gindri, do setor de extensão.
 
 
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago

 
URI