URI

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

NUCEPE é apresentado na URI Santiago


Na tarde da quinta-feira, 14, a URI Santiago conectou-se com a Universidade Federal do Maranhão, mais precisamente com o professor Isidoro Cruz Neto (foto), para tratar sobre o projeto do NUCEPE, o Núcleo de Capacitação e Estudos do Processo do Envelhecimento/ Santiago, já que o referido professor é coordenador do NUCEPE de São Luiz do Maranhão. Estavam presentes acadêmicos, professores, colaboradores, bem como, o Diretor Administrativo, Jorge Padilha.
 
 

 

O NUCEPE de Santiago está constituído por  professores e acadêmicos (professores de  Psicologia, Direito, Enfermagem e História e acadêmicos de Enfermagem,  Direito e Psicologia) e profissionais da Secretaria Municipal da Assistência Social, do Conselho Municipal do Idoso de Santiago e do Projeto Municipal “Forma e Saúde”. Também, possui acadêmico de Educação Física da Universidade de Ijuí (UNIJUÍ), colaboradores da URI, enfermeiras, bem como, Ministério Público de Santiago. O NUCEPE nasceu com diversos objetivos, sendo um dos principais mobilizar a rede de ensino, a assistência social, a saúde e a comunidade em geral em torno de questões relacionadas ao envelhecimento.
 
 

 

A reunião começou com vídeos mostrando práticas realizadas no Asilo de Santiago durante o período que o professor Isidoro esteve no Município. A acadêmica de Psicologia Maida Mazoy (foto) explicou detalhes sobre o NUCEPE, contando que realizou estágio na instituição sob a orientação do professor Izaque Ribeiro. Foi uma tarde para conhecer as pretensões do NUCEPE, para trocar experiências com o professor Isidoro e para muita reflexão a respeito de uma realidade tão próxima e as vezes tão desconhecida.  
 
Fotos: NUCOM
 

 

Diante do grande crescimento da população idosa de Santiago e do Brasil, o NUCEPE  busca ser um espaço de práticas, pesquisa, projetos  e efetivação dos direitos ao envelhecimento.

 

Dados do IBGE no censo de 2010:

* População residente:

60 a 69 anos: 4.344 pessoas

70 anos ou mais: 3.728 pessoas

Total: 8.072

Homens de 60 a 69 anos: 2.091 pessoas

Homens de 70 anos ou mais: 1.412 pessoas

Total: 3.503

Mulheres de 60 a 69 anos: 2.253 pessoas

Mulheres de 70 anos ou mais: 2.316 pessoas

Total: 4.569

* 16,24% da população de Santiago possui mais de 60 anos

 

Realidade:

A população idosa brasileira é a que mais aumentou nos últimos 50 anos: em 1960 eram 3,3 milhões de idosos com mais de 60 anos e em 2010 esse número passou para 20,5 milhões. A ONU afirma que, em 10 anos, o mundo atingirá a marca de 1 bilhão de idosos e que, em 2050, a população com mais de 60 anos, será de 2 bilhões, ou seja, 20% da população mundial.

 

Mais alguns objetivos do NUCEPE:

* Buscar promover a mobilidade acadêmica entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a URI/ Câmpus Santiago

* Organizar o I Seminário Internacional “Interdisciplinaridade e os Direitos Humanos no Envelhecimento”

 

Quem participou quinta:

Acadêmicos do curso de Psicologia Maida Mazoy, João Carneiro, Anselmo Vargas, Vilson Menezes, acadêmica de Enfermagem Émily Motta e acadêmica do Direito Patricia de Almeida. Professores Izaque Ribeiro, Anahy Oliveira, Rosângela Montagner, Roselaine Espindola e João Érico. Além do Diretor Administrativo Jorge Padilha, estava presente a colaboradora Michele Gindri, do setor de extensão.
 
 
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago

 

Nenhum comentário:

URI