URI

segunda-feira, 17 de junho de 2013

15 anos Direito: Júri simulado alcança objetivos, diz professor


Dia 15 de junho, no Auditório do Tribunal do Júri da Comarca de Santiago, aconteceu o Júri Simulado do curso de Direito da URI, protagonizado pelos acadêmicos do 7º semestre, Diurno e Noturno. O projeto de extensão chama-se “Júri Simulado- uma experiência teórica e prática” e foi realizado dentro da disciplina de Direito Processual Penal.

Para o professor Odinei Bueno Gonçalves, foi um evento que alcançou plenamente os objetivos propostos, contribuindo, na prática, para o adequado entendimento a respeito da aplicabilidade da legislação penal e processual penal, além de possibilitar o desenvolvimento da oratória e do poder da argumentação jurídica. “Na avaliação dos próprios acadêmicos, foi uma experiência que marcou, constituindo-se numa aula diferente que desafiou os alunos a serem protagonistas e sujeitos na produção do conhecimento jurídico”, analisou Odinei.

O júri funcionou da seguinte forma: foram três julgamentos, tendo por base casos concretos, sendo um júri protagonizado pelo 7º semestre diurno e dois júris pelo 7º semestre noturno, com toda a organização, estrutura e rito processual como determina a lei, culminando com a condenação dos acusados, nos três casos.

Os trabalhos iniciaram às 8h30min e encerraram às 19h. Aconteceu um debate elevado entre acusação e defesa, cada um sustentando suas respectivas teses perante os jurados, que são os juízes de fato no Tribunal do Júri.

“É importante registrar o envolvimento, a dedicação e, principalmente, o comprometimento dos acadêmicos na execução desse projeto de extensão universitária, o que conferiu destacado brilhantismo ao evento jurídico”, salientou o professor. Muito bom o desempenho dos acadêmicos, parabéns”, parabenizou a coordenadora do curso, Adriane Damian Pereira.
 
Experiência muito importante para os alunos
 

Curso promoveu palestra- Dia 14 de junho, sexta-feira, aconteceu palestra com Fernando Rubin, sobre o novo código de processo civil. O palestrante é mestre em processo civil pela UFRGS. Professor de graduação e pós-graduação na UNIRITTER. É também professor da ESA/RS. Destaca-se como articulista de revistas nacionais em processo civil, previdenciário e trabalhista. É autor de diversas obras, como “Fragmentos do Processo Civil Moderno”.
 
Fotos: curso Direito

Coordenadora e palestrante
 

Núcleo de Comunicação
URI- Santiago

Nenhum comentário:

URI