URI

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Cada vez melhor!


Um dos lugares mais aconchegantes e bonitos da URI Santiago está diferente e a cada dia melhor. A Biblioteca da URI, que ganhou um novo sistema há alguns meses, o Pergamum, está respirando esta e tantas outras novidades. Conforme Ana Carolina Acosta, a Bibliotecária da URI, o sistema já está on-line. Com isso, o aluno consegue fazer reservas, renovação, pesquisas, verificar os débitos, ver o seu histórico, reservar áreas de interesse, bem como, o acadêmico pode comentar obras e interagir nas redes sociais através de compartilhamentos. Em janeiro, a equipe da Biblioteca passou por um treinamento, aprendendo a utilizar a parte de consultas, empréstimos, devolução e catalogação do novo sistema. O Pergamum é produzido pela PUC- Paraná e é um sistema de gerenciamento de bibliotecas utilizado em todo o Brasil e Mundo. Bem conceituado entre bibliotecas universitárias, representa ganho de tempo, dissemina e busca mais fácil a informação que os alunos precisam. O treinamento aos acadêmicos para a utilização do Pergamum começa nesta semana e as coordenações dos cursos estão agendando os horários com a Biblioteca.

 

Ainda, entre as novidades, aumentou-se o número de livros para empréstimos: 5 livros para graduação e 7 livros para professores e alunos da pós-graduação. A renovação on-line pode ser feita duas vezes. A Biblioteca também está disponibilizando treinamento para o portal CAPES e visitas orientadas.

 

E além das muitas prateleiras de livros, a Biblioteca possui como material bibliográfico DVD’s, periódicos, CD’s, mapas e folhetos. Hoje, o acervo, somente de livros, está em 42 mil e o total de itens chega a 65 mil. Nestes últimos meses, foram realizados grandes investimentos no setor. Os principais, a compra de livros e o novo sistema. Contudo, a Bibliotecária também destaca o investimento nos recursos humanos. Foi realizado treinamento aos colaboradores da Biblioteca, os quais ficaram aptos diante do novo sistema, afinal, bem atender o aluno e orientá-lo da melhor forma, é o principal objetivo do grupo.

 


Biblioteca:

- Ambiente bonito, calmo e aconchegante

- Lugar rico em materiais diversos

- Equipe muito bem preparada, sempre disposta a auxiliar o usuário

- Sistema Pergamum em funcionamento, com muitas ferramentas a disposição do usuário

- Aumentou o número de livros para empréstimo

- Recente grande aquisição de livros, alguns, ainda chegando

- Material bibliográfico que compreende além dos livros, DVD’s, periódicos, CD’s, mapas e folhetos

- Total de livros: 42 mil

- Total de itens: 65 mil

 


Lugar de produção de conhecimento, estudos e muito trabalho, onde com certeza o acadêmico passará por importantes momentos durante sua trajetória na Universidade, a Biblioteca está no primeiro andar do prédio 04 e atende pelo (55) 3251 3151/ 3157, ramal 219.
 
Fotos: NUCOM

 

Núcleo de Comunicação
URI- Santiago

Nenhum comentário:

URI