URI

sexta-feira, 29 de junho de 2012

CineClio Cineclube Santiaguense terá sessão e presença ilustre!


Neste sábado, 30, acontece sessão no CineClio: CineClube Santiaguense, às 17h. O curta metragem, “E a Vida me Alcançou”, trata da narrativa de quatro idosos moradores do Município de Alcântara, Estado do Maranhão. O diretor Isidoro Cruz Neto, que estará presente, é mestre em Gerontologia e estuda processos do envelhecimento e ocupação do “tempo livre” na terceira idade.
Conheça mais sobre o trabalho do CineClio:

Foto: divulgação

Núcleo de Comunicação
URI- Campus Santiago

Na noite de segunda, Mostra de Jogos e Teatro na URI


Na próxima segunda-feira, 02 de julho, o Curso de Pedagogia da URI- Campus Santiago promove uma Mostra de Jogos, às 19h30min, na sala 1016, prédio 9. O 5° semestre é o responsável pela atividade. Mas, na mesma noite, uma outra atração. Acadêmicos do 7° semestre, dentro da disciplina de Fundamentos Teóricos Metodológicos de Literatura Infantil, com a professora Terezinha Bombassaro, farão uma peça de teatro. O espetáculo leva o nome de “A Chapeuzinho Vermelho, o Lobo Mau e Amigos Vão à Escola. Venha conosco”. É um teatro divertido, para crianças e também adultos. Demais acadêmicos foram convidados, bem como, escolas do Município. 
Núcleo de Comunicação
URI- Campus Santiago

URI sediará projeto VER-SUS


De 14 a 24 de julho a URI- Campus Santiago irá sediar a segunda edição do projeto VER-SUS (Vivências e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde), promovido pelo coletivo IntenSUS (Interdisciplinaridade no Ensino do Sistema Único de Saúde) e pelos integrantes do NIEPE (Núcleo Interdisciplinar de Ensino Pesquisa e Extensão). O VER-SUS é um projeto realizado pelo Ministério da Saúde para oportunizar aos estudantes uma vivência na realidade do SUS, aprofundando seus conhecimentos sobre o sistema, seu funcionamento, princípios e diretrizes, além de ser um espaço de troca de saberes. O evento está em sua segunda edição junto a URI- Campus Santiago e ocorrerá em mais quatro cidades do Rio Grande do Sul. Para participar, basta se inscrever no site http://www.otics.org/otics/estacoes-de-observacao/versus/inscricoesversus/inscricoes-ver-sus-brasil-edicao-de-inverno-2012 e mandar uma carta de intenção contando sua história acadêmica e o seu interesse no VER-SUS para o email versussantiago@gmail.com, até o dia 02 de julho. Serão disponibilizadas 09 vagas para acadêmicos dos mais diversos cursos da URI e 09 para acadêmicos externos. Lembrando que as despesas com hospedagem, alimentação e transporte local estão incluídas no projeto. Mais informações com os acadêmicos Eduardo Kraetzig (Farmácia V) e Gabriela Dalenogare (Enfermagem VII).

Inclusive, a acadêmica Gabriela Dalenogare, Integrante do Coletivo IntenSUS e Integrante do Coletivo VIVER-SUS, falou sobre o projeto: “Ele surge com a ideia de proporcionar aos acadêmicos um maior entendimento sobre o SUS, seu funcionamento, suas diretrizes, gestão, controle social. Com isso, temos a oportunidade de ver onde podemos atuar no sistema e principalmente como queremos atuar, nos faz refletir sobre nossas práticas e também sobre nossa formação. No segundo semestre do ano passado, o Ministério da Saúde, ciente da importância do VER-SUS, veio mais uma vez com a proposta de realização do projeto, mas para tal, precisávamos de total protagonismo estudantil para montar o projeto. Assim, surge o coletivo IntenSUS, para viabilizar a realização do VER-SUS Santiago”. A aluna contou que foi muito importante a parceria com a universidade e com as prefeituras da região, pois durante os 10 dias de vivência visitaram os mais diversos serviços do SUS disponíveis na região. Durante a noite, realizavam reflexões e debates sobre o que presenciaram durante o dia, além de confeccionar um relatório ao final de cada dia.
O que: 2ª edição do Projeto VER-SUS
Quando: 14 a 24 de julho
Inscrições: Até 02/07
Quem pode participar: Acadêmicos de diversos cursos da URI e acadêmicos externos
Atenção: A carta enviada deve ter no mínimo uma lauda, em fonte Arial, tamanho 12.

Núcleo de Comunicação
URI- Campus Santiago

quinta-feira, 28 de junho de 2012

URI realiza campanha do agasalho

A campanha do agasalho da URI- Campus Santiago receberá doações até o dia seis de julho.

Todos os alunos, professores e colaboradores da instituição, inclusive da Escola da URI, poderão participar com doações de roupas e calçados. A URI ainda pretende realizar a doação de cobertores para a campanha, já que é um item muito necessário e que quase não é doado. No Campus, existem postos na Secretaria, Departamento Pessoal, Núcleo de Comunicação e prédio 09 (primeiro andar, na entrada). A Escola da URI também é um ponto de arrecadação. 

Informações você obtém com o Núcleo de Comunicação (prédio 04, segundo andar) ou com a Assistente Social, Joceane de Lima.

As doações serão entregues para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a qual realiza a distribuição entre as famílias. É um ato de solidariedade que não custa nada para quem doa, mas para quem precisa, é uma ajuda calorosa. Participe.



Posto localizado no prédio 09
Foto: NUCOM

Núcleo de Comunicação
URI- Campus Santiago

Arraiá do NIEPE


Em ritmo de Festa Junina, aconteceu uma bela integração na tarde desta quinta-feira, 28, no Núcleo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão (NIEPE), na URI- Campus Santiago. Os convidados especiais foram os adolescentes integrantes do projeto de extensão “Educação em Saúde: Atenção Interdisciplinar no Âmbito Educacional”. O projeto, que está sob a orientação da professora Silvana de Oliveira Silva, coordenadora do Curso de Enfermagem, tendo como bolsistas as acadêmicas Gabriela Dalenogare (Enfermagem) e Paula Maggio (Psicologia), realiza atividades educativas nas escolas Silvio Aquino e João Evangelista. São aproximadamente 30 adolescentes participantes.

Foto: NUCOM

Núcleo de Comunicação
URI- Campus Santiago

quarta-feira, 27 de junho de 2012

15 minutos que fazem a diferença


De segunda a sexta-feira, a URI- Campus Santiago realiza ginástica laboral para seus colaboradores, sob a orientação da professora Marcia de Almeida Rosso da Silva. Nas segundas e terças, ocorre a partir das 14h15min e nas quartas, quintas e sextas-feiras, às 9h15min.



Fotos: NUCOM



“Com um simples exercício, você pode mudar seu dia”.

Núcleo de Comunicação
URI- Campus Santiago

Projeto TAIFA é destaque em jornal


Com o título “Educação Social: Um Compromisso da Universidade Comunitária”, a Coordenadora de Programas Sociais da URI- Campus Santiago, Maria Saléti Reolon, o professor, Rodrigo Dalosto Smolareck, a Assistente Social, Joceane de Lima, e o estagiário do Programa Jovem Aprendiz, vinculado à extensão da Universidade, Éricson Estevão de Vargas, realizaram um belo artigo sobre o projeto TAIFA (Trabalho, Amizade, Integração e Fraternidade ao Adolescente).



O TAIFA caracteriza-se como uma entidade não-governamental, fundada no ano de 1994, cujo objetivo é desenvolver ações educativas com foco na iniciação profissional. Ele funciona em turno oposto ao das aulas e objetiva oportunizar a adolescentes e jovens da comunidade santiaguense, em situação de vulnerabilidade social, a profissionalização. A faixa etária fica entre 12 e 16 anos, contando com uma demanda de cerca de 80 adolescentes. Os participantes se matriculam por adesão e habilidades, já que são oferecidas as oficinas de marcenaria, pintura artesanal, manicure e pedicure, bordado, atendimento ao público, introdução a gestão administrativa e culinária. Elas são desenvolvidas por cerca de 26 voluntários, todos cadastrados.



Nesse contexto, a URI- Campus Santiago, através do Departamento de Programas Sociais, presta assessoria técnico-pedagógica ao projeto. Isso consiste na criação de um programa de formação continuada para monitores educacionais, escutas sociais, suporte didático na orientação dos planejamentos educativos, assessoria na gestão pedagógica e monitoramento permanente das ações, entre outras.  



A experiência do TAIFA é tão significativa que o Jornal O Sentinella- Sustentando Ideias de Ações Sustentáveis, que circula em São Francisco de Assis, solicitou um artigo sobre o projeto, para que o mesmo sirva de exemplo a outros municípios. O texto está na página 07, na edição do dia 22 de junho de 2012.


Núcleo de Comunicação
URI- Campus Santiago

Uma noite sustentável: Curso de Ciências Biológicas realiza a Noite dos Painéis


O auditório ficou mais verde, ficou mais sustentável, ficou ainda mais bonito. Foi realizada na noite de terça-feira, dia 26, a 6ª edição da Noite dos Painéis, através de acadêmicos do 5° e 7° semestres do curso de Ciências Biológicas, sob a coordenação do professor Rodrigo Dalosto Smolareck.


Na abertura, o professor citou as palavras cidadania e sustentabilidade, focos do projeto, segundo ele. O Diretor Administrativo da URI- Campus Santiago, Jorge Padilha dos Santos, parabenizou os trabalhos, salientando que é preciso utilizar de forma racional os recursos. “As gerações futuras precisarão de atitudes nossas”, reforçou Padilha. Por sua vez, a Coordenadora do curso, Ana Cristina Sapper Biermann, agradeceu as demais instituições presentes, como o Instituto Federal Farroupilha, bem como, a Associação de Conservação e Proteção aos Animais.
Professor Rodrigo

Diretor Padilha

Coordenadora Ana


Com o tema, “Energia Sustentável Para Todos: Logística Reversa”, foram reunidos 39 painéis no auditório do Campus. Os painéis mostraram resultados de vivências que os alunos da Biologia tiveram durante a disciplina de estágio curricular 2. Cada um trazia um tema, como “Dicas para Uma Vida Saudável”, ou ainda, “Vivência Terapêutica: Construindo Nossa Alimentação”. Na verdade, os espaços diferenciados de variantes culturais que resultaram nos painéis foram diversos, como educação no campo, educação complementar, secretarias municipais, educação especial, fiscalização ambiental, pastorais, ONG’s, associações de bairros, Ensino de Jovens e Adultos. O professor Rodrigo explicou que o estágio atingiu todos os municípios que fazem parte do Vale do Jaguari, onde a URI, como Universidade Comunitária, está inserida.




Fotos: NUCOM


Entre os objetivos do projeto está buscar efetivar as inúmeras atuações do profissional biólogo. O evento tornou-se ainda mais especial porque 2012 é o Ano Internacional da Energia Renovável.


Núcleo de Comunicação
URI- Campus Santiago

terça-feira, 26 de junho de 2012

Clínica-Escola de Psicologia estará em evento no Paraná


No XIV Encontro Paranaense de Psicologia e I Congresso Internacional da Tríplice Fronteira, que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de agosto, em Foz do Iguaçu, o trabalho intitulado “Clínica- Escola de Psicologia: Práticas e Discussões”, foi aprovado para apresentação, na modalidade exposição oral.

De Claudia Susana Bolzan Pinto e Sibila Luft, sob apresentação de Claudia Susana Bolzan Pinto, o trabalho, é oriundo do curso de especialização em Psicologia Clínica e Saúde, da URI- Campus Santiago. Com ele, investigou-se quanto ao surgimento da clínica, a legislação que a regulamenta, bem como, características gerais acerca destes serviços. Por outro lado, foi feita uma análise da Clínica-Escola, buscando, através de um primeiro levantamento de dados na lista de espera do serviço, dar início a um processo de caracterização de sua clientela.



O que o estudo demonstrou- O presente estudo demonstrou que a Clínica-Escola surgiu como uma exigência legal prevista na Lei nº 4119/62, com duplo objetivo: atender às necessidades de formação do acadêmico através de espaço de prática de estágio, e prestar serviço à comunidade que precisa de atendimento em psicologia. Quanto à Clínica da URI, observou-se que recebe demandas espontâneas e de diversas instituições públicas e particulares do município de Santiago e região de abrangência da URI, predominantemente por crianças do sexo masculino e encaminhadas pela rede de ensino municipal e estadual, além de que parece ser a única alternativa de atendimento psicológico para uma significativa parcela da população que procura pelo serviço.



Imagens da Clínica- Escola de Psicologia

Fotos: Divulgação




São Paulo- Para a 2ª Mostra de Práticas em Psicologia, que acontecerá em São Paulo, entre os dias 20 e 22 de setembro, vários trabalhos de Psicologia foram aprovados. Entre eles, "A Prática do Psicólogo Organizacional em uma Clínica-Escola de Psicologia”, “A inserção de pessoas com necessidades especiais no mundo do trabalho" e "ONG Casulo - tecendo ideias e políticas de cidadania com jovens".  Para se ter uma ideia da dimensão do evento, essa mostra contará com a presença de psicólogas e psicólogos dos países de Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.  

Núcleo de Comunicação
URI- Campus Santiago

Seja Artista da Sua História

Este é o nome de um projeto realizado na noite da última segunda-feira, 25 de junho, na URI- Campus Santiago. Cerca de sete alunos do 8º semestre do Curso de História, dentro da disciplina de História da Arte, junto da professora Leila Adriana Baptaglin, foram os responsáveis.
Ao chegar no corredor do curso, no prédio 09, na noite da segunda, era possível deparar-se com pessoas desenhando ou escrevendo na parede. Os inúmeros desenhos, frases ou pensamentos, foram formas diversas dos participantes se expressarem, o que foi o principal objetivo do projeto, explicou a professora Leila.
Um simples corredor, que foi transformado através da criatividade e dos sentimentos das pessoas.


Profª Leila



Fotos: NUCOM

Núcleo de Comunicação
URI- Campus Santiago

Eventos e atividades da URI



Terça-feira, dia 26/06:
Na noite desta terça-feira, 26, a partir das 19h30min, estará acontecendo na URI- Campus Santiago, através do Curso de Ciências Biológicas, a 6ª Noite dos Painéis. Trata-se de uma mostra pedagógica da disciplina de estágio curricular II, que acontecerá no auditório. Os acadêmicos participantes do projeto são do 5º e 7º semestres do curso, os quais trabalharam o tema “Energia Sustentável Para Todos: Logística Reversa”. O objetivo principal é apresentar as vivências construídas pelos acadêmicos em espaços diferenciados, tais como: educação no campo, projetos de educação complementar, secretarias municipais, educação especial, fiscalização ambiental, pastorais, ONGs, associações de bairro, Ensino de Jovens e adultos, entre outras modalidades, buscando efetivar as inúmeras atuações do profissional biólogo.



Quinta-feira, dia 28/08:

Na próxima quinta-feira, 28, ocorrerá uma Festa Junina de integração, com os adolescentes integrantes do projeto de extensão chamado “Educação em Saúde: Atenção Interdisciplinar no Âmbito Educacional”. O projeto, está sob a orientação da professora, coordenadora do Curso de Enfermagem, Silvana de Oliveira Silva, tendo como bolsistas as acadêmicas Gabriela Dalenogare (Enfermagem) e Paula Maggio (Psicologia). Elas desenvolvem atividades educativas nas escolas Silvio Aquino e João Evangelista. São aproximadamente 30 adolescentes participantes. A festa será no NIEPE (Núcleo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão), às 13h30min.

Quinta e sexta-feira, dias 28 e 29/06:

Na quinta pela manhã, a URI receberá mais de 30 alunos do projeto Bola Pro Futuro, dentro do Visite URI. São crianças entre nove e 12 anos, que praticam tênis, oriundos das escolas Severino Azambuja e Heron Ribeiro. Na parte da tarde, quinta-feira, a visita também será de cerca de 30 alunos, entre 12 e 15 anos, da modalidade tênis, das mesmas escolas. Já na sexta, a partir das 14h30min, nova visita do Bola Pro Futuro: Cerca de 40 alunos, entre 10 e 15 anos, que jogam tênis, da escola João Evangelista. Nas visitas, eles têm a chance de conhecer a Universidade, seus setores e laboratórios e um pouco mais sobre o mundo do trabalho.

Sexta-feira, dia 29/06:

A Escola da URI promove a sua Festa Junina dia 29 de junho, na Escola, das 15h às 18h. Será uma integração para pais, alunos e convidados.

Núcleo de Comunicação
URI- Campus Santiago

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Novos prazos e algumas orientações


Devido a problemas no servidor da Reitoria da URI, o Sistema de Projetos URI, deverá ficar inoperante até esta terça-feira, dia 26. Por isso, a Universidade informa as novas datas dos editais 03 e 04/2012.



27/06 a 04/07: Avaliação dos recursos pelos comitês

10/07: Divulgação da classificação final

23/07: Indicação dos bolsistas



Também, seguem orientações referentes ao envio dos relatórios finais de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Inovação (Editais 03/2011, 09/2011 e 05/2011) e de Extensão (04/2011), período agosto de 2011 a julho de 2012, que ocorrerá através do SPURI on-line.



Para o envio do relatório final, os bolsistas devem observar os seguintes prazos:



27/06 a 23/07: Inserção do relatório final (IC, ITI e BEX) no SPURI, pelo bolsista.

27/06 a 30/07: Inserção do parecer sobre o relatório final do orientador no SPURI.

01/08 a 20/08: Avaliação dos relatórios pelos membros dos comitês (1ª análise)

21/08 a 30/08: Alterações (se necessárias) nos relatórios e nos pareceres- divulgação da avaliação (1ª análise), via SPURI

31/08 a 12/09: Avaliação final dos relatórios refeitos, pelos membros dos comitês

15/09: Divulgação do resultado da avaliação final, via SPURI



A Universidade solicita atenção aos resumos dos relatórios a serem inseridos no SPURI, pois os mesmos também serão publicados (se aprovados) nos Anais do Seminário Institucional. O arquivo do relatório final deverá ser anexado no SPURI HTTPS://db2.reitoria.br/relatorio_bolsista/Default.aspx seguindo os modelos disponíveis na página na Internet da Reitoria, no formato Adobe PDF (Portable Document Format), respeitando o limite de 500 kbytes.

O parecer do orientador sobre relatório do bolsista e a avaliação dos relatórios por parte dos membros dos comitês, deve ser feita no sítio: HTTPS://db2.reitoria.br/projetos_web/.

As orientações quanto aos itens avaliados do relatório encontram-se no Manual de Pesquisa e de Extensão, disponíveis na página da Reitoria.


Núcleo de Comunicação
URI- Campus Santiago

No dia 04 de julho, vote nas prioridades da sua região


No dia 22 de junho, aconteceu o Fórum de Participação Popular e Cidadã na URI- Campus Santiago (foto), com os delegados eleitos nas assembleias e também com a coordenação de todo o processo, com o objetivo de elencar as demandas priorizadas nas nove cidades do Vale do Jaguari.

Foto: NUCOM


Através do Processo de Participação Popular e Cidadã o cidadão tem a possibilidade de definir onde serão investidos mais recursos para a região.

Fique atento:

- A votação ocorrerá em quatro de julho, com urnas em pontos estratégicos das cidades e pela Internet, através do site www.participa.rs.gov.br.

- A comunidade poderá votar em até quatro demandas e duas prioridades regionais.

A seguir, as demandas que poderão ser votadas:

1 Desenvolvimento Econômico
Fortalecimento Arranjo Produtivo: Cacequi/ Santiago
2 Desenvolvimento Rural
Fortalecimento Agroindústria Familiar, Capacitação para Jovens: Mata/ São Vicente do Sul
3 Saúde
Fortalecimento SUS, aquisição de veículo, construção Pronto Atendimento, equipamento UTI Neo Natal: Cacequi, Jaguari, Nova Esperança, São Francisco, São Vicente, Santiago, Unistalda
4 Segurança Pública
Construção e ampliação prédio Brigada Militar, aquisição de veículo para BM, Veículo SUSEPE, Câmera de Monitoramento- Polícia Civil: Cacequi, Mata, Nova Esperança do Sul, São Francisco de Assis, Jaguari e Unistalda
5 Irrigação
Construção de açudes e capacitação de técnicos e agricultores- Irrigando a Agricultura Familiar- Armazenamento de Água: Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul, São Francisco de Assis, Capão do Cipó, São Vicente do Sul, Santiago, Unistalda
6 Meio ambiente e recursos hídricos
Projeto de Educação para Resíduos Sólidos- licenciamentos e preservação ambiental: Capão do Cipó, São Francisco de Assis, Santiago
7 Desenvolvimento social e erradicação da pobreza
Apoio a ações de geração de trabalho e renda: Nova Esperança do Sul e Unistalda
8 Educação
Construção, ampliação, reforma e mobiliário- escolas: Cacequi, Mata, Nova Esperança do Sul, São Vicente do Sul, Santiago, Unistalda e Mata
9 Turismo
Desenvolvimento e Marketing: Mata

PRIORIDADES ESTRATÉGICAS REGIONAIS:

Caminhão Corpo de Bombeiros

Desenvolvimento Econômico através de APL

Hospital Regional- Santiago

Irrigação

Resíduos sólidos

         Mais
A votação das prioridades, uma das etapas finais do ciclo de debates sobre o Orçamento do Estado 2013, ocorre em todo o Rio Grande do Sul nos próximos dias 04 e 05 de julho. A novidade desse ano será a votação pelo celular através de aparelhos smartphones, além da votação pela internet, que poderá ser feita pelo Portal da Participação www.participa.rs.gov.br e a presencial, com urnas distribuídas em todos os municípios gaúchos. Já nos aparelhos que não possuem a tecnologia de acesso à internet, haverá um sistema de votação por mensagem (SMS), com os códigos dos projetos, que também estarão disponíveis no portal.
Foram meses de debates intensos realizados nos 496 municípios do Estado, onde a população definiu as áreas e programas prioritários para cada região que irá receber os recursos orçamentários estaduais para o próximo ano.
É após a definição dos projetos regionais, que é concluído o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2013, o qual será entregue pelo governador Tarso Genro à Assembleia Legislativa no dia 15 de setembro.

Núcleo de Comunicação
URI- Campus Santiago
URI