URI

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Projeto TAIFA é destaque em jornal


Com o título “Educação Social: Um Compromisso da Universidade Comunitária”, a Coordenadora de Programas Sociais da URI- Campus Santiago, Maria Saléti Reolon, o professor, Rodrigo Dalosto Smolareck, a Assistente Social, Joceane de Lima, e o estagiário do Programa Jovem Aprendiz, vinculado à extensão da Universidade, Éricson Estevão de Vargas, realizaram um belo artigo sobre o projeto TAIFA (Trabalho, Amizade, Integração e Fraternidade ao Adolescente).



O TAIFA caracteriza-se como uma entidade não-governamental, fundada no ano de 1994, cujo objetivo é desenvolver ações educativas com foco na iniciação profissional. Ele funciona em turno oposto ao das aulas e objetiva oportunizar a adolescentes e jovens da comunidade santiaguense, em situação de vulnerabilidade social, a profissionalização. A faixa etária fica entre 12 e 16 anos, contando com uma demanda de cerca de 80 adolescentes. Os participantes se matriculam por adesão e habilidades, já que são oferecidas as oficinas de marcenaria, pintura artesanal, manicure e pedicure, bordado, atendimento ao público, introdução a gestão administrativa e culinária. Elas são desenvolvidas por cerca de 26 voluntários, todos cadastrados.



Nesse contexto, a URI- Campus Santiago, através do Departamento de Programas Sociais, presta assessoria técnico-pedagógica ao projeto. Isso consiste na criação de um programa de formação continuada para monitores educacionais, escutas sociais, suporte didático na orientação dos planejamentos educativos, assessoria na gestão pedagógica e monitoramento permanente das ações, entre outras.  



A experiência do TAIFA é tão significativa que o Jornal O Sentinella- Sustentando Ideias de Ações Sustentáveis, que circula em São Francisco de Assis, solicitou um artigo sobre o projeto, para que o mesmo sirva de exemplo a outros municípios. O texto está na página 07, na edição do dia 22 de junho de 2012.


Núcleo de Comunicação
URI- Campus Santiago

Nenhum comentário:

URI