URI

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Cobra? Verme? A Biológicas responde!

Na primeira semana do mês de julho, o Núcleo de Comunicação da URI - Campus Santiago recebeu a informação de que havia sido encontrado algo muito estranho na nascente de um córrego em uma propriedade. À primeira vista, a informação que chegou era referente a um organismo muito comprido, semelhante a um verme e que realizava movimentos lentos.

Então, o material foi coletado e encaminhado para o laboratório de Ciências Biológicas para a constatação do que realmente se tratava tal “organismo”. Os acadêmicos Alam Pozza e Liara Ribeiro realizaram uma breve pesquisa e concluíram que o material coletado não era nenhum organismo e sim uma postura de ovos de um anfíbio, feita em um cordão de gel com aproximadamente 10m de comprimento.

Especificamente eram ovos de uma espécie de sapo, a qual não foi identificada, mas que em uma postura como essa podem ser encontrados cerca de cinco mil ovos ou mais. Existem várias outras formas de um sapo por os seus ovos dependendo da espécie e o gel que se aglutina ao redor dos ovos serve como barreira contra um possível ressecamento e predadores.

Nenhum comentário:

URI