URI

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Dica URI- 5 dicas profissionais para fotografar bem

 

5 dicas profissionais para você registrar os melhores momentos da vida. Aproveite!

Lentes caríssimas, câmeras de última geração, muitos megapixels. Não é preciso nada disso para tirar boas fotos. Quem é amador ou apenas curte registrar as férias e os momentos com os amigos pode fazer isso de um jeito bacana. Uma dica é prestar atenção no enquadramento: tente posicionar o assunto da foto nos chamados pontos áureos, ou seja, os pontos onde as linhas se cruzam quando você divide o quadro em três partes horizontais e três verticais, em vez de colocá-no no centro da foto, por exemplo. 5 dicas para você fotografar em algumas situações comuns:

1. Paisagens: Em fotos de paisagem, é difícil mostrar a dimensão do lugar sem ter pessoas na foto. Ao clicar o Cristo Redentor, por exemplo, vale mostrar, além da estátua, as minipessoas embaixo, para dar ideia da grandiosidade. Brinque com os tamanhos da figura humana em relação ao cenário.

2. Crianças: A foto tem que ser uma brincadeira; você tem que ter a idade das crianças que estão sendo fotografadas. Tente se abaixar, ficar na altura delas. Aqui não adianta forçar nada, pedir poses: quem dita o ritmo são elas. E, como criança se cansa rápido, aproveite enquanto têm pique.

3. Fotos documentais: Você está de férias no Chile e de repente vê uma passeata. Como registrar? Tente incluir elementos que ajudem a contar a história. Mas não fique só nos acontecimentos centrais. Mostre o que está ao redor. É uma greve? Veja o impacto no trânsito, as pessoas olhando, o policiamento.

4. Retrato: A foto deve ser um meio-termo entre uma pose em que a pessoa esteja à vontade e uma postura que seja visualmente eficaz. Por isso, pesquise com a pessoa uma posição em que ela se sinta bem. Depois, faça pequenas alterações, bem sutis, até que a postura esteja como você gostaria.

5. Foto noturna: Aqui a dica é simples: desligue o flash e veja o que acontece. Se você não tem uma lente clara, aumente o tempo de exposição da câmera. Para que a foto não saia tremida, apoie-a em algum lugar, no beiral de uma janela, por exemplo, ou um tripé. Pode ficar melhor do que você pensa.

Fonte: Revista Vida Simples


Nenhum comentário:

URI