URI

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

15 anos Direito: noite importante na Câmara


Entre as tantas noites memoráveis que o curso de Direito da URI Santiago já viveu nesta trajetória de 15 anos, com certeza, tem mais uma que entrará para a história: 09 de agosto de 2013, sexta-feira, na Câmara de Vereadores de Santiago. Autoridades, lideranças, professores e alunos reuniram-se para prestigiar a sessão solene em homenagem ao curso, proposta pelo vereador Marcelo Gorski de Matos, egresso, tendo concluído a graduação em Direito no ano de 2007.

A professora Michele Noal Beltrão, Diretora Acadêmica da URI Santiago, a qual coordenou o curso por cerca de nove anos, fez um discurso emocionante, citando o espaço privilegiado, em constante busca de melhor qualidade e os grandes desafios para os cursos de Direito no Brasil. “Como ciência social que é, mudam os fatos, muda o Direito. Ao longo desses 15 anos, o curso de Direito da URI Santiago tem enfrentado esses desafios, buscando sempre oferecer condições humanas e estruturais adequadas à uma formação de qualidade, que possibilite ao acadêmico, futuro bacharel, entender o fenômeno jurídico, a importância e o papel do Direito no contexto social e, principalmente, a importância do papel do Bacharel em Direito, futuro operador do mundo jurídico, como agente de transformação social, como indivíduo habilitado a colaborar para que o Direito consiga desempenhar sua função maior, que não é ser apenas um sistema de leis, mas uma forma de atingir o ideal de justiça, sem o qual nenhuma sociedade livre e civilizada pode sobreviver”. Disse que o curso, bem como toda a comunidade regional, tem muito a comemorar. Para ela, é motivo de orgulho estar ajudando a formar, além do profissional preparado e competente, o cidadão, o humano, razão maior de qualquer Universidade.
Professora Michele, hoje Diretora Acadêmica, ficou cerca de nove anos a frente do curso. Na Câmara, fez um belo discurso
 

A professora Adriane Damian Pereira, coordenadora do curso, falou  do momento festivo, de reflexão e de agradecimentos. Em seu pronunciamento, entre os agradecimentos, citou o trabalho dos professores.  “Muitos docentes que estavam presentes nos primeiros semestres, hoje já possuem outras atividades profissionais, mas com certeza contribuíram muito para essa nossa caminhada. Aos professores que desde o início seguem no Curso de Direito e acreditaram no ensino jurídico de qualidade em nossa cidade, nosso agradecimento especial pelo comprometimento, pois são profissionais que realmente se dedicam a pensar e construir esse curso. E àqueles professores novos, alguns que iniciaram este ano conosco, lhes dizemos que estão fazendo parte de um curso que possui uma peculiaridade muito especial, a proximidade que temos com nossos acadêmicos, pois não estamos nessa jornada apenas para formar mais uma turma de bacharéis a cada ano, e sim para formarmos cidadãos éticos e honrados, comprometidos com sua comunidade e empenhados em fazer a justiça”.

 

A Universidade possui uma preocupação constante com o aprimoramento do curso, seja dos professores, seja dos alunos, seja do projeto pedagógico. “Estamos sempre reunidos discutindo propostas e ideias para a renovação do Ensino Jurídico”, explicou ao público.

 

 “Um agradecimento muito especial aos nossos alunos, nossa razão maior, por depositarem em nossas mãos os seus sonhos de um ensino superior e de um futuro promissor no campo jurídico”, finalizou a professora Adriane.

 
Foto: professor Munaretto
Momento do discurso da professora Adriane. Para ela, o momento é festivo, de reflexão e de agradecimentos

Mais:

Opinião do professor João Érico sobre a sessão: Pessoalmente, foi uma sessão da Câmara dos Vereadores de Santiago emocionante por dois motivos: Quando a URI - Santiago iniciou suas atividades em 1994, no dia 2 de agosto, fui coordenador pró-tempore do curso de Administração e professor naquele local onde hoje está o salão de atos Caio Fernando Abreu. A Adm iniciou naquela sala, onde fui professor de Instituições de Direito na Administração. O outro motivo é que quando o curso de Direito foi instalado, em 2 de agosto de 1998, fui escolhido pela Direção para coordenar o Direito. Dois momentos significativos na minha vida de professor. Muitas emoções e muitas lembranças das lutas vivenciadas nos dois cursos”.

 

Foi em 02 de agosto de 1998 sob a Direção da professora Ayda Bochi Brum e sob a coordenação do professor João Érico que efetivamente o curso de Direito da URI Santiago iniciou a sua primeira turma. Foram comemorados também em uma sessão solene na Câmara de Vereadores os 10 anos do curso, sendo que na época a professora Michele Noal Beltrão era a então coordenadora e o professor Clóvis Fernando Ben Brum o Diretor Geral da Universidade.

 

Já formou cerca de 800 acadêmicos, possuindo hoje em torno de 500 alunos. São 22 professores titulares. Em 2002, foi inaugurado o EPJUR- Escritório de Práticas Jurídicas. Entre os vários projetos de extensão, destaca-se o Aprendizado Jurídico Social, iniciado em 1999, e o Universidade Experiente e Presente: Inclusão Social da Melhor Idade. O curso possui a revista “Direito, Justiça e Cidadania”, em sua 10ª edição. Conta também, com uma pós-graduação, na área de direito privado, cível e processo civil.

 

Núcleo de Comunicação
URI- Santiago

Nenhum comentário:

URI