URI

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Encontros e parcerias com o setor moveleiro


A URI Santiago, através do PMTVJ - Pólo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari, em convênio com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, vem promovendo encontros e parcerias com o setor moveleiro da região visando reunir forças e potencialidades para o desenvolvimento do projeto intitulado “Otimização da matéria-prima com vistas ao reaproveitamento dos resíduos descartados pela indústria moveleira de Santiago – RS”.

Tal projeto, com um investimento de R$ 497.500 mil, é coordenado pela arquiteta, professora Nelci Denti Brum, tendo sido aprovado no edital 01/2012 da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. O objetivo geral é otimizar a utilização da matéria-prima na fabricação de móveis sob medida  visando a redução e o reaproveitamento dos resíduos descartados pela indústria em produtos artesanais ou sua transformação em paineis divisórios para habitações de caráter social.

Nesse conjunto de atividades surgiu a empresa ECOLINE, integrada por uma equipe de industriais do ramo e uma arquiteta. A mesma já está desenvolvendo uma série de produtos na linha desse projeto.

Recentemente, o professor Clovis Brum esteve reunido, no Distrito Industrial de Santiago com a equipe da ECOLINE (foto). Na ocasião, discutiram o projeto, buscando apoio na escolha dos melhores equipamentos que serão adquiridos para a execução do mesmo.


 



Capacitação- A URI Santiago, através do Pólo de Modernização Tecnológica do Vale do Jaguari,  em convênio com a Universidade Federal de Santa Maria – RS, promoveu curso de capacitação no software SR-CAMPEIRO, ministrado por Ênio Giotto e Claire Cardoso, para a equipe de professores e técnicos que atuam na área do georeferenciamento e irão desenvolver o projeto “Desenvolvimento e Aplicação Piloto de um Cadastro Territorial Multifinalitário Rural Georreferenciado.” Conforme o pólo, trata-se de um investimento de R$ 625 mil, sendo coordenado pelo professor Attus Pereira Moreira.

Fotos: divulgação
 

 
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago
 

 

Nenhum comentário:

URI