URI

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Curso de Arquitetura e Urbanismo envolvido em importante projeto


Dentro da disciplina de Arquitetura de Interiores, os acadêmicos do 7° semestre de Arquitetura e Urbanismo da URI Câmpus Santiago estão envolvidos em um projeto de grande significado para a cultura, para a poesia, para o Município, conhecido por ser Terra dos Poetas e agora, Cidade Educadora.

Os acadêmicos, junto da professora, Nelci Denti Brum, farão o mobiliário do Memorial da Poesia Contemporânea de Santiago, em parceria com a prefeitura. O projeto já foi apresentado ao prefeito Julio Ruivo, dia 24 de abril, na Universidade, recebendo total aprovação do Chefe do Executivo. Conforme a professora, o curso já elaborou o projeto e a fase agora é de detalhamento. Os poetas que estarão no memorial são Caio Fernando Abreu, Cacio Machado e Ney Arami Dorneles, três nomes da poesia contemporânea de Santiago. “Vamos detalhar este mobiliário, esta intervenção interna, porque tem pintura, iluminação, painéis”, explicou a professora.

Após os detalhes acertados, eles encaminham aos moveleiros para orçamento. Tudo acontecerá no decorrer deste semestre. Provavelmente, a inauguração aconteça mais próximo ao fim do ano. A inauguração será na verdade a 2ª Mostra de Arquitetura de Interiores, em que os acadêmicos apresentarão o projeto, demais projetos e atenderão ao público, sendo que depois o memorial fica aberto a visitação pública. A população de Santiago, deve recordar quando aconteceu a 1ª Mostra de Arquitetura de Interiores, que foi no Acordes Apart Hotel, localizado a meia quadra da famosa Praça Moisés Vianna, centro da cidade.

O Memorial- Na nova quadra da Rua dos Poetas serão inaugurados o Memorial da Poesia Contemporânea e o Memorial da Poesia Regionalista. Localizados próximo do Hotel Acordes, ficam um em frente ao outro e, cada um, vai manter viva a arte literária de grandes escritores que marcaram a história de nossa cidade, a exemplo de Caio Fernando Abreu e de Aureliano de Figueiredo Pinto, por meio de exposições permanentes.
 
Foto: prefeitura

Mãos a obra: após apresentação ao prefeito, curso de Arquitetura e Urbanismo trabalha no interior do futuro memorial
 

Curso de Arquitetura na Capital- Dias 12 e 13 de abril, acadêmicos do 7° semestre estiveram em Porto Alegre nas disciplinas de Projeto V e Planejamento Urbano, com os professores Hugues e Caira. Visitaram locais como o Centro Histórico da Capital e Fundação Iberê Camargo, bem como, fizeram levantamento in loco na Vila do IAPI, um exemplo de cidade jardim.
 
Foto: divulgação
 

 

 Núcleo de Comunicação
URI- Santiago

Nenhum comentário:

URI