URI

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Mais saúde: Acadêmicos ministram palestras em escola


Palestras que tratam sobre energéticos, pílula do dia seguinte, uso do álcool, uso de drogas. Falando bem a linguagem dos jovens, e sendo inclusive protagonizadas por acadêmicos do 9º semestre de Farmácia da URI Santiago, está em andamento o I Fórum da Saúde- Cristóvão Pereira.

No dia 11 de abril, foi trabalhado as consequências da maconha e do crack no sistema nervoso central. Dia 15, o tema foi o uso do álcool na gestação. Em 23 de abril, terça-feira, o tema foi o abuso de energéticos na adolescência. Neste sábado, 27, haverá palestra sobre o perigo do uso da pílula do dia seguinte na adolescência, às 8h30min, e a prática da automedicação e suas consequências, às 9h30min. No último dia do fórum, 30 de abril, a palestra será “A Utilização de Plantas Medicinais: uso terapêutico e mitos”, às 19h, sendo que toda a comunidade está convidada para assistir e saber mais sobre plantas medicinais.

A professora Cisnara Amaral, coordenadora deste fórum, disse: “Nós detectamos que hoje, adolescentes com 12 anos já fazem uso de energético e o energético está sendo utilizado de forma abusiva como o refrigerante. Só que nós sabemos que ele tem algumas propriedades que induzem também a uma forma de tu estar sempre querendo usar. Como eles não tem orientações, eles passam a usar de forma abusiva”. O mesmo ocorre com a pílula do dia seguinte, conforme ela. “Todos os temas trazem aquilo que é utilizado de forma negativa pelo adolescente”, salientou a professora.

Na verdade, são temas polêmicos, que apesar de serem trabalhados pela mídia, precisam ser abordados.

Neste sábado, cabe ressaltar a participação do curso de enfermagem no fórum.

É a URI Santiago, através de seus cursos de graduação, atuando pela promoção da saúde.
 
Foto: NUCOM
 

Núcleo de Comunicação
URI- Santiago

Nenhum comentário:

URI