Você sabe quantos litros de água são utilizados para
fabricar uma calça jeans? E um celular? E um quilo de arroz? Este e outros
dados estão sendo expostos para crianças da escola Thomás Fortes e colégio
Monsenhor Assis, em Santiago, instituições onde existe o programa PIBID. Além
disso, os alunos estão conferindo maquetes de uma casa sustentável e um painel
demonstrativo da distribuição de água em nosso planeta, até mesmo, para que
todos saibam que existe apenas 1% de água potável.
Todo este trabalho do curso de Ciências Biológicas, que
acontece desde a quinta-feira, deve-se ao Dia Mundial da Água, data comemorada
anualmente para chamar a atenção sobre a importância da água doce. Aliás, 2013,
é o Ano Internacional de Cooperação Pela Água. A principal tarefa
que a comunidade internacional enfrenta hoje, no campo dos recursos hídricos, é
a transformação de obrigações assumidas em ações concretas que devem ser
implementadas para benefício das pessoas, dos ecossistemas e da biosfera de
maneira geral. Criar
oportunidades de cooperação na gestão da água entre todas as partes
interessadas, bem como aprimorar a compreensão sobre os desafios e os
benefícios da cooperação pela água, são ações que podem ajudar na construção de
respeito, entendimento e confiança mútuos entre os países, e também na promoção
da paz, da segurança e do crescimento econômico sustentável, disse a UNESCO em
seu site.
A maquete, o painel e demais objetos confeccionados pelos
pibidianos estarão expostos nesta sexta-feira, 22, na Universidade no prédio
04, próximo ao bar, e também, no hall do Salão de Atos, antes do espetáculo A
Incrível Arte de Vender 2, no turno da noite.
Em entrevista à Rádio da URI, a acadêmica Carla Silveira
Moro e a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Ana Cristina
Biermann, contaram aos ouvintes, que para produzir uma calça jeans, são
utilizados 15 mil litros de água, para produzir um quilo de arroz, 2.500 litros
e um celular, 16 mil litros, levando em conta, todo o processo de produção. Elas
também reafirmaram a necessidade em trabalhar este assunto desde as primeiras
séries. “Importante a gente trabalhar com
a criança, porque ela vai estar cobrando”, disse a professora Ana,
salientando que a meta é atingir as crianças com essas ações para que elas entendam,
desde agora, a importância do desenvolvimento sustentável.
Foto: divulgação Pibidianos no Monsenhor Assis |
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago
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