URI

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Santiago recebe oficina “Memória e Envelhecimento”


Os Cursos de História e Psicologia da URI – Santiago convidam para a oficina  “Memória e Envelhecimento”, ministrada pelo Professor Isidoro Cruz Neto, da Universidade Federal do Maranhão.

 

As oficinas acontecerão em dois momentos:

Dias 08 e 09 de novembro de 2012

Horário: 9h – 15h

Local: Sala 1038, prédio 9 – URI Santiago


O projeto-  O público-alvo são pesquisadores e estudiosos do processo de envelhecimento; acadêmicos interessados e envolvidos em programas e projetos de estudos do processo do envelhecimento; grupos institucionalizados de idosos da cidade de Santiago/RS e instituições envolvidas em projetos que tenham como meta os estudos do processo de envelhecimento. Segundo prevê o projeto, o objetivo primordial das ações será implementar na cidade de Santiago um programa de atividades e estudos que terá como meta desenvolver ações direcionadas ao processo de envelhecimento, envolvendo instituições congêneres. Entre os objetivos específicos o projeto traz: ouvir o idoso, ampliando o campo de estudos e pesquisas sobre o envelhecimento e suas práticas; instrumentalizar atuais e futuros profissionais que tenham como base de seus estudos o desenvolvimento de estudos e produção científica que objetivem o processo do envelhecimento;  produzir material gráfico e imagético;  recuperar, por meio da memória (auto) biográfica a memória da cidade, ocupando, com essa atividade, os espaços públicos e históricos da cidade;  além de possibilitar aos acadêmicos participantes das atividades contato com a realidade do modo de vida dos idosos, assim como o conjunto das políticas públicas específicas ao processo de envelhecimento.

 

Isidoro- Graduou-se em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santos em 1972. Realizou Pós-Graduação em Iniciação Desportiva pela Universidade de São Paulo em 1974. Atualmente é Chefe do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão, responsável pela Disciplina Atividade Física para a Terceira Idade.  É Coordenador Geral do PROJETO CALU, um programa multidisciplinar direcionado à comunidade afro-descente na zona rural do Município de Alcântara.
 
Isidoro esteve no CineClio Cineclube Santiaguense em 30 de junho de 2012 apresentando o filme "A Vida me Alcançou". Agora, estará realizando oficinas na URI
 
Foto: Divulgação
 
 
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago
 

Nenhum comentário:

URI