URI

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Especial Vestibular: cursos de Pedagogia e Psicologia


A prova única do vestibular de verão da URI Santiago acontece neste domingo, 25, das 14h às 18h no Câmpus. As inscrições são realizadas até esta QUARTA-FEIRA pelo site da URI, pelo site www.urivestibular.com.br ou ainda na secretaria. O valor da taxa é R$ 50 e R$ 30 para treineiros (quem está no 2° ano e pretende ver como é o concurso). São vários Programas de Benefícios, entre eles, PROUNI e FIES, possibilitando o acesso de muitas pessoas ao ensino superior.

Neste momento de definições, a Universidade auxilia você. Estamos, há vários dias, apresentando os cursos de graduação. Nesta quarta-feira, 21, é o dia de você conhecer um pouco mais do curso de Pedagogia e Psicologia, encerrando desta forma, a série de reportagens especiais.

 

Pedagogia- Profissão encantadora, que tem a nobre função de ajudar na formação educacional de pessoas de todas as idades. O curso tem adquirido ares cada vez mais dinâmicos, o que ajudou a ampliar o campo de atuação profissional. Embora ser professor, em diversas modalidades de ensino, seja o grande enfoque de formação, já não é o único, uma vez que o pedagogo pode, hoje, trabalhar em diversas instituições. Nas escolas, a função de gestão escolar é um caminho bastante comum para o pedagogo. Alguns órgãos públicos são responsáveis por esta gestão em um âmbito maior, como é o caso das secretarias de educação e coordenadorias.  Também ganha espaço para treinamentos de recursos humanos em empresas e organizações e em hospitais (brinquedotecas). A tendência é que mais campos de trabalho se abram, a exemplo dos cargos na justiça, em que o pedagogo compõe equipes multidisciplinares nas varas de infância e adolescência. No curso da URI, o acadêmico tem o contato com a sala ludo-pedagógica, também, interage com crianças que participam de projetos sociais. O curso oferece oportunidades em pesquisa e extensão. Os trabalhos desenvolvidos nestas áreas com frequência participam de congressos, seminários e outros eventos. Na URI, é possível ajudar na educação regional, com projetos que atendem a comunidade. Ou seja, além da sólida base teórica, existe a oportunidade do acadêmico vivenciar práticas de sala de aula e de construção de objetos de ensino e aprendizagem. Algumas disciplinas: Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Aprendizagem, Educação de Jovens e Adultos, Campo Profissional, Libras, Educação Popular, Escola e Currículo, Ação Pedagógica, Fundamentos Teóricos-Metodológicos (FTM’s), etc. São 30 vagas, 8 semestres, curso noturno.  Converse com a coordenadora do curso, professora Mara Rúbia Santos Melo. Telefone: (55) 3251 3151, ramal 241.
 
Teatro

Mostra de jogos do curso

Fotos: NUCOM
 

 

Psicologia- Há quem diga que o psicólogo deve fazer parte da vida de todos, diante de uma sociedade extremamente exigente com seus cidadãos. Os caminhos para atuação do psicólogo são cada vez mais numerosos. Classicamente, existe a opção da psicologia clínica que, por ser a opção mais comum, é também a mais concorrida. Outra opção bastante comum, é a atuação em escolas, com a psicologia educacional. Para a recuperação de pacientes e familiares que enfrentam tratamentos difíceis, a presença do psicólogo é importante. A psicologia jurídica é bastante difundida, área em que o psicólogo acompanha processos como o de adoção, os que envolvem violência, entre outros. Junto da psicologia social, o psicólogo poderá atuar em espaços comunitários, instituições e organizações. Outras vagas estão disponíveis em empresas, para os processos de seleção de funcionários. Outras áreas e funções são possíveis, como a da psicomotricidade, neuropsicologia, psicologia do trânsito e do esporte. O curso da URI vem buscando colaborar na promoção dos sujeitos à sua dignidade, protagonistas de suas vidas e escolhas, autores de seus discursos e ações. O curso consolidou-se como um espaço de intensas trocas teóricas e práticas e de interação pessoal. Em encontros constantes, vem construindo uma formação voltada para a reflexão crítica sobre a psicologia como ciência e profissão e sobre os mais variados temas sociais que envolvem direitos humanos e promoção de qualidade de vida e saúde. Algumas disciplinas: Processos Psicológicos Básicos, Neuropsicologia, Estudos em Personalidade, Psicopatologia, Processos Grupais, Entrevista em Psicologia, Processos clínicos, Psicologia escolar, Psicologia e trabalho, Psicologia das organizações, Psicologia do desenvolvimento, Psicologia Social, etc. São 50 vagas, noturno/diurno e 10 semestres. Converse com a coordenadora do curso, professora Anahy Oliveira. Telefone: (55) 3251 3151, ramal 245.
 
Acadêmicos envolvidos em projetos sociais

Projeto da Psico ligado ao trânsito

Fotos: Divulgação

 
 
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago
 

 

Nenhum comentário:

URI