URI

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Curtas da URI


URI CEPP- O fluxo de atendimentos no Centro de Estágios e Práticas Profissionais, localizado na rua Benjamin Constant, vem aumentando. Na Clínica Escola de Psicologia, no mês de agosto, foram 155 atendimentos, já em setembro, 209 pessoas atendidas. O EPJUR, por exemplo, registrou em agosto 188 atendimentos, já em setembro 225. O Centro de Cuidados de Enfermagem, passou de 44 para 49 atendimentos.

 

Aula inaugural- O professor Jorge Cunha, da Universidade Federal de Santa Maria, esteve na URI Santiago na sexta-feira, 05, para aula inaugural da Pós-Graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho, mais uma pós que está tendo início na URI. Cunha é Doutor em História Medieval e Moderna pela Universidade de Hamburgo, na Alemanha. Foi Diretor do Centro de Educação da UFSM de 1997 a 2005, Pró-Reitor de Graduação da UFSM de 2005 a 2009 e atualmente é professor titular da UFSM.
 

Fotos: NUCOM
 
Na segunda foto, coordenadora desta pós, professora Sibila Luft, coordenadora das pós-graduações da URI, profe Maria Saléti Reolon, palestrante e a coordenadora do curso de Psicologia, professora Anahy Oliveira
 

 

Agronomia- A V Semana Acadêmica do curso teve início na segunda-feira, 08, 19h, com a abertura. A primeira palestra foi “Cenários Meteorológicos para a Safra 2012/ 2013”, com o Meteorologista Solismar Damé Prestes, Coordenador do 8° Distrito do INMET- Instituto Nacional de Meteorologia. A segunda palestra foi “Melhoramento do Campo Nativo”, com o Engenheiro Agrônomo, Mestre em Forrageiras, Marcelo Steiner, Chefe do Escritório Municipal da EMATER Jaguari. Nesta terça, 09, das 19h às 20h30min, acontece a palestra “Manejo da Lavoura de Soja: Em Busca de Altas Produtividades”, com o Engenheiro Agrônomo Rodrigo Dias. Das 21h às 22h30min, acontece a palestra “Identificação e Manejo de Fitonematóides na Cultura da Soja”, com a Engenheira Agrônoma, Doutora em Engenharia Agrícola, Caroline Gulart. Na quarta, das 19h às 20h30min, é a vez da palestra “Nutrição de Ruminantes- Estratégias de Alimentação para Bovinos de Corte no Rio Grande do Sul”. O palestrante será o Médico Veterinário, professor Dr. Alexandre Motta. Das 21h às 22h30min, será realizada a 6ª palestra, com o tema “Safra 2012/ 2013 e as Perspectivas”, tendo como palestrante o Engenheiro Agrônomo Luiz Ataides Jacobsen. Quinta, no encerramento, acontece confraternização, que também irá comemorar o Dia do Engenheiro Agrônomo.  
 
Primeira palestra

Abertura: acadêmico Marcos representando o 4° semestre

Coordenador da Agronomia, professor Vânius Veiga
 
Fotos: NUCOM

 

Datas- No dia 12 próximo, temos feriado de Nossa Senhora Aparecida. No sábado, não haverá atividades na URI, bem como, na segunda-feira, 15, data em que os professores comemoram seu dia.

 

Psicologia-  O HGU,  a  Escola Especial “Carlos Humberto Aquino Frota”, o Fórum e o Salão de Atos “Caio Fernando Abreu”, são alguns dos locais por onde a Semana Acadêmica do Curso de Psicologia passará, visto que será uma semana itinerante. Totalmente diferenciada, a semana tem uma proposta de discussão junto aos locais onde se desenvolvem as práticas interdisciplinares da psicologia como ciência e profissão. A turma do 6º semestre vem organizando mesas redondas que discutirão temas como psicologia hospitalar, educação inclusiva, psicologia jurídica, psicologia organizacional e do trabalho, entre outros. Segundo a coordenadora do curso, professora Anahy Oliveira, o Cel. Mendonça, diretor do Hospital Militar, professora Marielda Dornelles, diretora da Escola Especial e a Juíza Cecília Laranja, diretora do Fórum, são algumas das pessoas que vêm contribuindo para que se efetive esta possibilidade de se discutir as ciências psicológicas, refletindo sobre  a produção do conhecimento e sobre os efeitos de suas práticas.
 
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago

 

Nenhum comentário:

URI