URI

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Curso de Farmácia e a “Essência de Vida”


Quem não conhece a famosa OLINA- Essência de Vida? Pois o Laboratório Wesp em Porto Alegre, que fabrica este tradicional e reconhecido medicamento, foi o destino do IV semestre do curso de Farmácia da URI Santiago no dia 28 de setembro.

 

“Aproveito esse momento, após retorno da visitação ao laboratório WESP em POA, para agradecer o apoio, incentivo e a disponibilização de recursos à viagem dos alunos do IV semestre do curso de farmácia. Tal posicionamento proporcionou aos alunos maior interesse pela área e despertar pela busca de oportunidades”, disse a professora Thaís Felli Kubiça, da disciplina de Farmacognosia.




Fotos enviadas pelo curso de Farmácia

 

Um pouco de história- Sr. João Wesp imigrante Alemão chegou ao Brasil em 1911, em busca de uma vida melhor. Aqui decide fabricar o medicamento "Essência de Vida" que João já fabricava na Alemanha segundo fórmula do Dr. J. Spanger, com quem trabalhara. A Essência de Vida é a soma de sete ervas que tinham seus resultados terapêuticos reconhecidos tradicionalmente em toda a Europa. Em 1919, teve de registrar o produto com nome comercial, e não apenas com o adjetivo de essência de vida. Resolveu então colocar um nome de mulher muito comum na Alemanha naquela época, OLINA, muito semelhante ao nome de sua irmãzinha, Lina. João Wesp faleceu pouco antes de a empresa completar seus 50 anos. Sua viúva e seu filho Alfredo João Wesp deram continuidade à sua obra. OLINA- Essência de Vida, foi o primeiro medicamento registrado no Rio Grande do Sul. Conheça aqui um pouco mais desse laboratório visitado por alunos da URI.

 

Farmácia faz Jornada Acadêmica de Estudos Farmacêuticos- O evento começou na segunda-feira, 01, e vai até a sexta-feira, 05. Na abertura, aconteceu palestra com o tema “Farmácia de Manipulação”, com a farmacêutica Marcele Fontoura do Amaral (foto), proprietária da Homeo e Fito Farmácia de Manipulação e Homeopatia. “Saúde Coletiva” foi o tema de Rafael Cruz de Oliveira, médico de Santiago. Nesta quarta, 03, 19h10min, ocorre palestra com o tema  “A atuação do Profissional Farmacêutico no Âmbito das Análises Clínicas”, com a professora Danieli Valnes Magni, da URI Santiago e III Mostra Científica do Curso de Farmácia, sob a coordenação da professora  Liana Pedrolo Canterle, a partir das 21h.  Na quinta, 04, acontece palestra sobre a atuação do profissional farmacêutico em drogaria, com a farmacêutica Marlise Dorneles Pilar - Gerente da Panvel Farmácias, no horário das 19h10min. Já às 21h, será realizada palestra com médico Arlindo Luiz Disconzi, que traz o tema “Motivação e Entusiasmo”. No dia 05, o evento encerra com confraternização.
 
A primeira palestra da jornada

Professora e coordenadora do curso, Loana Sagrillo
 
Fotos: NUCOM
 
 
 

Nenhum comentário:

URI