URI

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Diretor Administrativo da URI embarca nesta sexta para a Finlândia


O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas- COMUNG promove um importante curso, o MBA em Gestão de IES- Instituições de Ensino Superior. O módulo internacional do mesmo será desenvolvido na Finlândia, de 31 de agosto a 09 de setembro de 2012. O Diretor Administrativo da URI Santiago, Jorge Padilha (foto), e também o Diretor Geral da URI Santo Ângelo, Maurílio Miguel Tiecker, participantes da URI no MBA, estarão, portanto, indo ao país, como forma de ampliar experiências.


 

               O módulo internacional constitui em uma atividade de observação das práticas desenvolvidas nas Instituições de Ensino Superior localizadas nos diferentes países das Américas do Norte, Central e do Sul ou da Europa. As instituições que recebem os gestores são selecionadas pela coordenação do MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior. Esse estágio visa conhecer as diferentes realidades culturais e organizacionais e comparar diferentes experiências praticadas pelas instituições de ensino superior no exterior, em relação ao que vem sendo praticado nas instituições brasileiras.

 

               O embarque será nesta sexta-feira, às 14h, de Porto Alegre. Conforme Padilha, diante desta grande oportunidade, as expectativas são as melhores possíveis. A Finlândia é reconhecida pelo nível excelente da educação, sendo referência na área. “É um país que num período de 100 anos teve uma evolução enorme e tudo é atribuído à educação”, comentou o diretor.

 

Finlândia:
 
 

Está no norte da Europa, tendo como capital Helsinque. Cerca de 5,3 milhões de pessoas vivem na Finlândia. A língua materna de quase toda a população é o finlandês e a segunda língua oficial é o sueco. É uma república parlamentar com o governo central baseado em Helsinque e os governos locais baseados em 348 municípios. A Área Metropolitana de Helsinque (que inclui a Helsinque, Espoo, Kauniainen e Vantaa) é a residência de cerca de um milhão de habitantes e é responsável pela produção de um terço do PIB do país. Outras cidades importantes incluem Tampere, Turku, Oulu, Jyväskylä, Joensuu, Kuopio e Lahti. A Finlândia foi uma parte da Suécia e a declaração de independência foi feita em 1917. Permaneceu como um país essencialmente agrário até 1950. O desenvolvimento econômico foi rápido e o país atingiu um dos melhores níveis de renda do mundo no início da década de 1970. O país foi classificado na 1ª posição do Índice de Prosperidade Legatum de 2009, que é baseado no desempenho econômico e na qualidade de vida. (Informações do site Wikipedia)

MBA em Gestão de IES – Instituições de Ensino Superior

 

Conforme o Diretor Administrativo da URI, este MBA não deixa de ser uma formação continuada aos gestores das Universidades. O objetivo principal é capacitar gestores para as Instituições de Ensino Superior, desenvolvendo habilidades de liderança, de empreendedorismo, de inovação e de gestão, qualificando-os para os desafios da “Universidade do Futuro”.
 
Capital Helsinque, onde Padilha e Maurílio desembarcam dia 01/09
 
 
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago
 

Nenhum comentário:

URI