URI

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Contribuintes de baixa renda e entidades do terceiro setor podem procurar o NAF da URI


Você sabia que na URI Santiago você encontra um local onde pode encontrar orientações contábeis e fiscais básicas? O NAF, que quer dizer Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, criado e coordenado pelo Curso de Ciências Contábeis, resume-se na criação de um núcleo universitário de estudos contábeis e fiscais, e atendimento ao público, visando atender a demanda da extensão acadêmica do curso. Com o NAF, a URI, que tem como dever preparar o aluno para o exercício da cidadania e do pensamento crítico, capacitando-o para assumir responsabilidades sociais e profissionais de forma competente, intensifica a ligação do conhecimento teórico com o conhecimento prático, que coroa a eficácia do profissional.



              O núcleo está pautado em dois pilares:



Estudos Contábeis e Fiscais – Visa permitir aos acadêmicos atividades extracurriculares através da criação de grupos de estudo e debates acerca de temas contábeis e fiscais, buscando o desenvolvimento cognitivo e racional dos assuntos que compõem o cotidiano do profissional da Contabilidade.

Atendimento ao Público – O NAF busca apoiar contribuintes de baixa renda, pessoas jurídicas do terceiro setor, formalização do Microempreendedor Individual (MEI), e demais pessoas que, de outro modo não teriam acesso às orientações contábeis e fiscais básicas.

             

              Para os atendimentos, o NAF conta com a presença de um professor orientador. É no início de cada semestre letivo que é publicado edital de seleção para acadêmicos atuarem no NAF. Os alunos precisam cumprir uma série de tarefas, que inclusive estão no regulamento: Prestar assessoria consultiva às pessoas que procurarem o NAF, acompanhar o andamento dos procedimentos, observar orientações técnicas e instruções dadas pelo professor, apresentar relatórios no final de cada semestre, entre outras.

               Além dos grupos de estudos e debates, saiba quais são alguns serviços oferecidos para pessoa física, bem como, para pessoa jurídica:


Pessoa física:



 


·                    Elaboração da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – DIRPF;

·                    Elaboração da Declaração de Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural – ITR;

·                    Consulta a situação cadastral do CPF – orientações básicas e informações;

·                    Emissão de Certidão negativa de débitos e tributos;

·                    Ajuda com a navegação no portal da Receita Federal do Brasil: agendamento, consulta de horários etc;

·                    Atendimento à demanda de cálculos periciais judiciais e extrajudiciais do Escritório de Práticas Jurídicas da URI Campus de Santiago (EPJUR);

·                    Formalização do Microempreendedor Individual (MEI) e assistência fiscal e contábil em seu primeiro ano de existência.


Pessoa jurídica:

·                    Consulta a situação cadastral do CNPJ;

·                    Emissão de certidão negativa da pessoa jurídica;

·                    Consulta e orientação frente às demonstrações contábeis e declarações fiscais obrigatórias às pessoas jurídicas do terceiro setor;

·                    Ajuda com a navegação no portal da Receita Federal do Brasil: agendamento, consulta de horários etc.



O atendimento ao público ocorre nas quartas-feiras e sextas-feiras, das 13h30min às 17h. Para agendar sua visita, basta entrar em contato, via e-mail ou telefone, em qualquer dia da semana, no período da tarde.

A partir da criação do NAF, o Curso de Ciências Contábeis acredita que estamos vivenciando um novo tempo, pois nasce a iniciativa de ofertar cidadania às comunidades e capacitação diferenciada aos estudantes do curso de Ciências Contábeis. Venha conhecer o NAF!



E-mail para informações: naf@urisantiago.br

Telefone: (55) 3251 3151, ramal 278

Atendimento no NAF


Foto: Curso de Ciências Contábeis

Núcleo de Comunicação
URI- Campus Santiago

Nenhum comentário:

URI