URI

terça-feira, 19 de junho de 2012

COMUNG, PAIUNG... saiba mais sobre eles


COMUNG, PAIUNG... você já ouviu falar sobre eles? O COMUNG é o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas. Já o PAIUNG, é o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Comunitárias Gaúchas.

Pois dentro do programa, dia 15 de junho, aconteceu reunião, na PUC- Porto Alegre. Pela manhã, foi reunido o grupo do PAIUNG, quando foram definidos temas para os grupos de trabalho, foram analisados e discutidos itens dos instrumentos de avaliação, foi definida a publicação do IV Seminário Temático do PAIUNG, entre outros assuntos. Na parte da tarde, aconteceu palestra com a professora Suzana Funghetto. Participaram do encontro pela URI- Campus Santiago, a Diretora Acadêmica, Michele Noal Beltrão, e a Coordenadora dos Projetos Sociais da Universidade, Maria Saléti Reolon. Os Campus da URI de Frederico Westphalen e de Erechim, também estiveram no encontro. Ao longo de sua trajetória, o PAIUNG tem promovido reuniões, seminários, debates, bem como produzido documentos e livros com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento de um sistema de avaliação da educação brasileira.

COMUNG- É o maior sistema de Educação Superior em atuação no Rio Grande do Sul, sendo integrado por quinze Instituições de Ensino Superior. Em março de 1993, nove instituições comunitárias do Estado firmaram um Protocolo de Ação Conjunta, constituindo o Consórcio, com o objetivo de viabilizar um processo integrativo que resultasse no fortalecimento individual das instituições e no consequente favorecimento da comunidade universitária rio-grandense e da sociedade gaúcha como um todo.

PAIUNG- O Programa de Avaliação Institucional das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul foi criado no ano de 1994 com o objetivo de instalar um processo sistemático e participativo de avaliação institucional, estimulando a autoavaliação permanente como estratégia fundamental para a consolidação e obtenção da maturidade de cada uma das instituições comunitárias de educação superior do Rio Grande do Sul.

A URI é comunitária- Segundo o COMUNG, as universidades comunitárias tem origem na vontade e no esforço da comunidade, da articulação e comprometimento com a comunidade regional, da sua inserção na história do povo da região, da sua gestão democrática e transparente, da sua autogestão pela comunidade acadêmica com a participação institucionalizada do poder público e de entidades representativas da sociedade civil nos órgãos colegiados e pela sua política de extensão universitária à comunidade.

Núcleo de Comunicação
URI- Campus Santiago

Nenhum comentário:

URI