URI

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Cineclio realiza sessão

Na noite de ontem, 21 de setembro, o CINECLIO, sob responsabilidade da professora Rosangela Montagner e Rafaela Martins Lunardi, com apoio de Catia Bonotto e Vanessa Dalenogare, acadêmicas do Curso de História, promoveram sessão cineclubista, na sala do CINECLIO, para acadêmicos do 2º semestre do curso de Psicologia da URI – Campus de Santiago.

Dessa vez, foi um filme do Catálogo da Programadora Brasil "Anahy de Las Missiones", dirigido por Sérgio Silva, produção gaúcha de 1998. O debate se faz necessário em um momento de ressaca, sem reflexão, da semana farroupilha, pontuando aspectos sobre aqueles personagens do Rio Grande do Sul que não aparecem nos livros e nem são lembrados pelo MTG, enfim os verdadeiros gaúchos da época.

Anahy de las Missiones é um raro filme brasileiro a abordar de forma poética, dramática e lúdica episódios lendários da história, ambientados na Revolução farroupilha (1834-1845). É a recriação de lendas dos gaúchos do Brasil, Argentina e Uruguai, como aquela de Anahy de Las Missiones- que errava pelos países do Prata vendendo despojos saqueados dos soldados mortos nas batalhas ou a da Salamanca do Jarau (fixada por Simões Lopes Neto em Lendas do Sul). Eleito melhor filme pelo júri e público no Festival de Brasília de 1997.

Nenhum comentário:

URI