URI

terça-feira, 27 de maio de 2014

Enem: pague a inscrição até esta quarta-feira


 

O prazo final para pagamento da taxa de inscrição do Enem, no valor de R$ 35, é esta quarta-feira, dia 28. Estão isentos do pagamento os estudantes de instituições da rede pública e os candidatos que se declarem financeiramente carentes. As inscrições foram iniciadas no dia 12 de maio e se encerraram no dia 23.

O Enem de 2014 será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, em 1.699 municípios. A nota obtida no Enem é critério de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). É também requisito para obtenção do benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participação no programa Ciência sem Fronteiras e em seleções para bolsas de graduação-sanduíche da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Ministério da Educação (MEC) fez no sábado (24) um balanço das inscrições para o Enem. Neste ano, aproximadamente 9,5 milhões de estudantes se inscreveram para fazer o exame, um crescimento de quase 22% a mais do que o registrado na edição de 2013.

Prepare-se 

Os candidatos devem ficar atentos ao modelo de prova a ser aplicado. O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação. No primeiro dia serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza. O tempo máximo para a realização da prova é 4h30. 

Já no segundo dia, os estudantes deverão realizar os exames de linguagens, códigos e suas tecnologias, além da redação dissertativa-argumentativa e matemática. O tempo máximo para a realização é de 5h30. 

Visto que o tempo do exame exige concentração e dedicação do candidato é extremamente importante se preparar ao longo desses meses. Além dos cursos preparatórios oferecidos, muitos estudantes dedicam suas horas de estudo em casa, diante de livros e do próprio computador. 

A Empresa Brasileira de Comunicação disponibiliza o aplicativo ‘Questões Enem’, que reúne as provas de 2009 a 2013. O objetivo é auxiliar o candidato a fixar o conteúdo estudado, além de testar os conhecimentos e se preparar melhor para a prova. 

Para acessá-lo basta se cadastrar ou realizar o login pela rede social Facebook. O aplicativo ainda fornece seu desempenho por área de conhecimento, baseadas nas questões respondidas. Além disso, antes de iniciar o teste é possível escolher quais áreas e anos de prova o estudante prefere. No final, o candidato pode conferir seu resultado no ranking geral, comparando a nota com a dos demais usuários.  

 Fonte:
Portal Brasil com informações do Inep




Nenhum comentário:

URI