URI

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Especial Vestibular: cursos de Farmácia e Letras


A prova única do vestibular de verão da URI Santiago acontece no próximo domingo, das 14h às 18h no Câmpus. As inscrições são realizadas pelo site da URI, pelo site www.urivestibular.com.br ou ainda na secretaria, até esta quarta-feira, 21 de novembro. O valor da taxa é R$ 50 e R$ 30 para treineiros (quem está no 2° ano e pretende ver como é o concurso). São vários Programas de Benefícios, entre eles, PROUNI e FIES, possibilitando o acesso de muitas pessoas ao ensino superior.

Neste momento de definições, a Universidade auxilia você. Estamos apresentando os cursos de graduação. Nesta terça, 20, é o dia de você conhecer um pouco mais do curso de Farmácia e Letras- Língua Portuguesa.

 

Farmácia- Muito mais que a entrega e indicação de medicamentos, cosméticos e produtos de higiene, o trabalho do farmacêutico inclui todas as etapas que envolvem a elaboração dos medicamentos, desde a pesquisa para a obtenção de um novo fármaco, até a sua venda. Pode realizar também exames laboratoriais e trabalhar com alimentos, assegurando sua qualidade, na tentativa de evitar riscos à saúde. O mundo do trabalho é amplo e variado, especialmente porque, uma lei federal existente desde 1960 exige a presença de farmacêuticos nos estabelecimentos do ramo. O aluno graduado em farmácia pode trabalhar em qualquer uma das três grandes áreas de atuação: fármacos, medicamentos e cosméticos (para trabalhar em indústrias, drogarias, hospitais e farmácias); análises clínicas e toxicológicas (para trabalhar em clínicas de análise de sangue, urina ou medicina forense) e alimentos e nutrição (para atuar na indústria de fabricação de alimentos com baixas calorias ou alimentos modificados). Este profissional também pode compor equipes de promoção de saúde pública, em farmácia popular e levantamentos epidemiológicos.  São bons empregadores os órgãos do governo relacionados à vigilância sanitária e à saúde. Também, pode-se trabalhar em instituições de pesquisa e ensino. O egresso do curso da URI terá um perfil generalista, podendo trabalhar em várias áreas. No curso, a prática caminha junto da teoria desde as primeiras aulas. Algumas disciplinas: Química e Bioquímica, Anatomia Humana, Práticas Profissionais, Tecnologia Farmacêutica, Tecnologia dos Alimentos, Microbiologia, Controle de Qualidade, Farmacologia, Cosmetologia, Toxicologia, Imunologia e Hematologia. São 40 vagas, o curso é noturno/diurno e possui 10 semestres. Converse com a coordenadora do curso, professora Loana Dal Carobo Sagrilo Bochi. Telefone: (55) 3251 3151, ramal 254.
 
Mostra Científica do curso
 

Curso em evento institucional

Fotos: NUCOM
 

                                                                              

Letras- Com suas diversas expressões, a língua falada e escrita é o rico material de trabalho do profissional de Letras. Para aproveitar ao máximo o seu poder, é necessário gostar de trabalhar com textos, e por consequência, gostar de ler e compreender a expressividade por trás das palavras. Por se tratar de uma licenciatura, é comum dizer que as escolas ainda são as maiores empregadoras para este profissional. Seja no ensino fundamental ou médio, a educação será sempre uma necessidade. Pensando em uma carreira mais acadêmica, é preciso buscar cursos de pós-graduação que complementem a formação, abrindo caminho para o trabalho em universidades. Existe ainda a possibilidade de atuar em cursos de idiomas e nas secretarias municipais. Outro caminho frutífero é o da revisão de textos, seja em empresas, seja para indivíduos. Para o trabalho como tradutor, o mercado regional ainda é tímido, mas já existe demanda. Com 46 anos de existência em Santiago, tendo formado quase duas mil pessoas, o curso da URI, sob o enfoque da Língua Portuguesa e Literatura, está reestruturado em acordo com as recentes deliberações do MEC, para atender as novas tendências educacionais. O acadêmico faz a licenciatura em três anos e meio, ficando apto a atuar na Educação Básica, bem como, em outras áreas que exigem a qualificação na língua materna e literatura. Na URI, a biblioteca é equipada, existem modernos laboratórios para o curso, ações sociais junto à comunidade e oportunidade de iniciação à pesquisa. O curso já ofereceu experiências com curta-metragens, literatura local, teatro de bonecos, ou seja, são realizados projetos reconhecidos na cidade e região. Algumas disciplinas: Língua Portuguesa, Libras, Linguística, Didática, Prática de Ensino e Literatura infanto-juvenil. São oferecidas 30 vagas. Converse com a coordenadora do curso, professora Gládis Maria da Costa de Almeida. Telefone: (55) 3251 3151, ramal 239.
 
Curso de Letras em evento institucional

Semana acadêmica!

Fotos: NUCOM
 
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago

Nenhum comentário:

URI