URI

terça-feira, 26 de junho de 2012

Clínica-Escola de Psicologia estará em evento no Paraná


No XIV Encontro Paranaense de Psicologia e I Congresso Internacional da Tríplice Fronteira, que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de agosto, em Foz do Iguaçu, o trabalho intitulado “Clínica- Escola de Psicologia: Práticas e Discussões”, foi aprovado para apresentação, na modalidade exposição oral.

De Claudia Susana Bolzan Pinto e Sibila Luft, sob apresentação de Claudia Susana Bolzan Pinto, o trabalho, é oriundo do curso de especialização em Psicologia Clínica e Saúde, da URI- Campus Santiago. Com ele, investigou-se quanto ao surgimento da clínica, a legislação que a regulamenta, bem como, características gerais acerca destes serviços. Por outro lado, foi feita uma análise da Clínica-Escola, buscando, através de um primeiro levantamento de dados na lista de espera do serviço, dar início a um processo de caracterização de sua clientela.



O que o estudo demonstrou- O presente estudo demonstrou que a Clínica-Escola surgiu como uma exigência legal prevista na Lei nº 4119/62, com duplo objetivo: atender às necessidades de formação do acadêmico através de espaço de prática de estágio, e prestar serviço à comunidade que precisa de atendimento em psicologia. Quanto à Clínica da URI, observou-se que recebe demandas espontâneas e de diversas instituições públicas e particulares do município de Santiago e região de abrangência da URI, predominantemente por crianças do sexo masculino e encaminhadas pela rede de ensino municipal e estadual, além de que parece ser a única alternativa de atendimento psicológico para uma significativa parcela da população que procura pelo serviço.



Imagens da Clínica- Escola de Psicologia

Fotos: Divulgação




São Paulo- Para a 2ª Mostra de Práticas em Psicologia, que acontecerá em São Paulo, entre os dias 20 e 22 de setembro, vários trabalhos de Psicologia foram aprovados. Entre eles, "A Prática do Psicólogo Organizacional em uma Clínica-Escola de Psicologia”, “A inserção de pessoas com necessidades especiais no mundo do trabalho" e "ONG Casulo - tecendo ideias e políticas de cidadania com jovens".  Para se ter uma ideia da dimensão do evento, essa mostra contará com a presença de psicólogas e psicólogos dos países de Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.  

Núcleo de Comunicação
URI- Campus Santiago

Nenhum comentário:

URI