URI

terça-feira, 6 de maio de 2014

Mas o que é, afinal, intercâmbio?

Em geral, as pessoas já ouviram falar sobre intercâmbio. Mas será que todos sabem ao certo o que significa? Essa palavra é bem abrangente, mas tem um significado simples: troca.

Pode ser uma troca de experiências, troca cultural, troca comercial, ou seja, pode ter uma infinidade de sentidos. Porém, segundo o dicionário, o termo engloba relações comerciais ou culturais entre nações.

De acordo com a gerente de marketing da STB, Claudia Martins, intercâmbio é um termo utilizado já há várias décadas, principalmente depois dos anos de 1940. "Utilizado para descrever uma pessoa que vai estudar por um período em outro país. Mas levando sempre em consideração que o ponto principal é aprimorar as relações com outros povos, outras culturas e melhorar a compreensão entre os povos de vários países", afirma.

O mercado

Fazer um intercâmbio hoje é uma alternativa conveniente para quem quer aperfeiçoar uma língua, crescer profissionalmente e pessoalmente. Com isso, o número de estudantes que investem nessa alternativa é crescente.

As pessoas estão entendendo a necessidade de se fazer um programa no exterior. Eles sabem que isso serve para uma especialização profissional, ou até pra se posicionar melhor no mercado.

Programas de intercâmbio nas universidades

Muitas são as universidades brasileiras, particulares e públicas, que possuem convênios com instituições estrangeiras, para proporcionar a seus alunos a oportunidade de cursarem uma parte de seus estudos no exterior.

Praticamente todas as universidades que possuem esses convênios trabalham de maneira parecida. Esses acordos funcionam como uma troca, ou seja, as instituições mandam estudantes para o exterior, no período de seis meses a um ano, mas, ao mesmo tempo, recebem alunos estrangeiros.

Os programas oferecidos pelas universidades são os de graduação e pós-graduação, sendo que o de graduação é o mais comum e mais procurado. Mas para que os estudantes possam participar dessa iniciativa, eles devem estar regularmente matriculados, ter um desempenho acadêmico bom, ter cursado pelo menos 40% da carga horária do curso, não estar no último semestre e ter conhecimento da língua do país de destino.

Além de programas de intercâmbios, algumas instituições oferecem programas de bolsas. As bolsas possuem o mesmo processo, mas oferecem aos alunos uma bolsa auxílio, que varia de acordo com o programa.

Veja mais aqui: http://www.reitoria.uri.br/






Nenhum comentário:

URI