URI

segunda-feira, 3 de junho de 2013

15 anos Direito: Júri Simulado- uma experiência teórica e prática


Está em fase de desenvolvimento o projeto de extensão universitária denominado Júri Simulado - uma experiência teórica e prática, que será realizado no próximo dia 15, das 8 às 18 horas, no Auditório do Tribunal do Júri da Comarca de Santiago-RS. O projeto será executado por acadêmicos do 7º Semestre de Direito- Diurno e Noturno, como atividade complementar, dentro da Disciplina de Direito Processual Penal.

 

Segundo o professor Odinei Bueno Gonçalves, de Direito Processual Penal, no momento, os acadêmicos estão na fase de estudos e preparação do evento, que terá como base casos concretos (processos criminais reais), os quais estão sendo analisados pelos grupos já devidamente organizados e estruturados.

 

“É importante destacar que o projeto constitui-se, na essência, num verdadeiro ato pedagógico em que há o entrelaçamento entre teoria e prática, oportunizando aos alunos momentos singulares de aprendizagem”, comentou o professor.

 

São os 15 anos do curso de Direito reservando momentos especiais e sempre repletos de aprendizado.
 

Foto: coordenação/ curso
 
Nos 15 anos do curso, estão acontecendo eventos diversos. O próximo é o Júri Simulado. Foto acima mostra o Seminário Internacional de Direito, ocorrido no início de maio
 

 

O Júri- É uma instituição jurídica secular que tem a finalidade de julgar os crimes dolosos contra a vida e os crimes conexos com estes, orientando-se pelos princípios da plenitude de defesa, do sigilo das votações e da soberania dos veredictos, como está previsto no Art. 5º, XXXVIII, da Constituição Federal. O julgamento pelo Plenário do Júri constitui-se num dos momentos de maior elevação do Direito, pois nesse espaço do Templo da Justiça os valores ‘vida’ e ‘liberdade’ vicejam com a força da emoção e se manifestam na racionalidade da argumentação jurídica que clama por justiça.

 

O projeto- Tem como objetivo principal oportunizar a compreensão do fenômeno criminal e o ritual que marca todas as etapas do procedimento do júri para a apuração de um crime doloso contra a vida, tendo como centralidade o estudo de processos findos, com base em fatos concretos, culminando com a simulação de um julgamento em plenário. O projeto envolve atividades interdisciplinares, uma vez que exige a mobilização de conhecimentos no campo do Direito Penal, do Direito Processual Penal e Oratória Forense, bem como a interação com as áreas da Antropologia, da Sociologia, da Filosofia, da História e da Psicologia.

 

 
 
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago

Nenhum comentário:

URI