URI

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Curtas da URI


Professor em evento- Ocorreu em 01 de dezembro, o Fórum de Software Livre do Tchelinux.org em Santa Maria. O professor do curso de Ciência da Computação, Luiz Henrique Rauber Rodrigues (foto), foi um dos coordenadores e palestrantes do evento, o qual esteve composto de palestrantes de várias regiões do estado. Foi o último encontro do ano de 2012 do grupo. Em 2013, um deles ocorrerá na URI Santiago. “É o maior grupo de usuários de software livre do Brasil, contando com mais de 1000 participantes na sua lista de discussão”, explicou o professor. Todas as ações são feitas por voluntários e os eventos são gratuitos, mas ocorre a doação de alimentos, que são doados à alguma instituição.


Foto: divulgação
 

Psicologia- O curso de psicologia vem participando das intensas atividades da IV Copa de Futsal Menor de Santiago. O acadêmico Thiago Aguirre e os professores Thiago Mucenecki e Anahy Oliveira, desenvolveram ações de pesquisa e extensão acerca da temática estresse pré-competitivo junto a participantes do evento. Além disso, junto do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, o curso fez divulgação de material educativo para as mais de 700 pessoas envolvidas na competição.  É mais uma ação de integração à comunidade!

 

Psicologia 1- No dia 05 de dezembro, aconteceu mais uma reunião de estudo de caso no Município de São Francisco de Assis. Presentes o Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Programa Primeira Infância Melhor, Delegacia de Polícia, psicólogos e acadêmicos do curso de psicologia da URI. A reunião é uma das atividades do projeto de extensão do curso com a Secretaria Estadual da Segurança do Estado, projeto esse que tem ações em Santiago e São Francisco. A professora Anahy Oliveira, coordenadora do projeto, buscou realizar avaliação das ações do ano de 2012, bem como, realizar planejamentos para 2013.

 

Datas- Para esta semana, temos: de 10 a 15, período de exames dos cursos de graduação; dia 11, divulgação da lista de cursos e vagas disponíveis, no processo seletivo 01/2013, para reopção; dias 12 e 13 é o período de inscrições para reopção de cursos e vagas disponíveis no processo seletivo 01/2013; dia 14, será realizada formação continuada dos funcionários da URI/Santiago, como também, haverá festa de encerramento do ano letivo (expediente apenas tarde e noite, até às 21h). Ainda dia 14, tem a divulgação da lista de candidatos reoptantes classificados no processo seletivo 01/2013 e dias 14 e 15, é o período de matrículas dos candidatos reoptantes classificados no processo seletivo 01/2013.

 

O coral no Natal- No dia 21 de dezembro, o coral da melhor idade, do projeto Universidade Experiente e Presente, estará fazendo apresentação natalina, às 20h, na Estação do Conhecimento, dentro das festividades de natal do Município de Santiago. O coral tem a supervisão do professor Paulo Reis e o projeto é coordenado pelo professor João Érico Coelho, do curso de Direito.

 

Mestre- Dia 14 de dezembro, a professora do curso de enfermagem, Sandra Ost, estará defendendo sua dissertação de mestrado com o título “Rede Social de Apoio no Cuidado às Pessoas com Estomia: Implicações para a Enfermagem”. A orientadora é a professora doutora Maria de Lourdes Denardin Budó. A defesa acontece na Universidade Federal de Santa Maria, às 9h. A URI parabeniza a professora Sandra e deseja cada vez mais êxito em suas atividades!

 

Estágio- O 4º EIV-RS (Estágio Interdisciplinar de Vivência do Rio Grande do

Sul) acontecerá neste ano de 2013, devido aos diferentes calendários

acadêmicos, em duas turmas, como segue:  TURMA 1 (Santa Cruz do Sul), com inscrições abertas até 17 de dezembro e período de estágio de  11 a 30 de janeiro de 2013. TURMA 2 (Pelotas), com inscrições de 14 de janeiro a 24 de fevereiro e período de estágio de 23 de março a nove de abril de 2013. As vivências acontecerão em áreas do MST, MAB, MPA e MMC. Fichas de inscrição estão no blog


 

Convite- O professor Tiago Gorski Lacerda, coordenador do curso de Ciências Contábeis da URI, foi convidado e fará parte do corpo de pareceristas da Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante. A avaliação, realizada há mais de 20 anos, consiste em uma grande pesquisa de opinião com acadêmicos (professores e coordenadores de curso) de todo o Brasil. Todo o processo, conduzido pelos jornalistas do GE, conta com a assessoria técnica do Ibope e a verificação dos dados feita pela PricewaterhouseCoopers.

Universidade Solidária- Ainda dá tempo: até dia 17 você pode doar alimentos e brinquedos, para que sejam distribuídos às famílias carentes. Existem postos de coleta na Universidade (no SAE e Rádio da URI), e no URI CEPP, centro da cidade. No último sábado, 08, aconteceu uma grande caravana passando principalmente pelos bairros Alto da Boa Vista e Belizário. A caravana, que teve apoio da Brigada Militar, Bombeiros e Polícia Civil, além da divulgação da imprensa, reuniu acadêmicos, colaboradores e professores da URI. Também, a boate Zanga Bar, apoiadora da iniciativa, reverterá parte do lucro com a festa ocorrida sábado para a campanha. Uma nova caravana está sendo programada para este sábado.
 
Acadêmicos preparando veículos para a grande caravana

Cartazes enfeitavam carros

Fotos: NUCOM
 

 Núcleo de Comunicação
URI- Santiago



Nenhum comentário:

URI