URI

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Especial Vestibular: cursos de Direito e Enfermagem


O ano de 2012 foi marcado de investimentos na Universidade. Foram cerca de 10  laboratórios construídos, pintura do prédio 09, reformulação do pórtico, mais de cinco mil livros entre 2010 e 2012, móveis e equipamentos novos, sem falar no mais importante: os novos recursos humanos, através de processos seletivos docentes e contratações emergenciais e as formações continuadas aos colaboradores e professores. Além disso, o asfaltamento do Câmpus está próximo de se tornar realidade. Neste cenário, o vestibular 01/2013 será um dos maiores já ocorridos, ofertando mais de 500 vagas em 12 cursos. As inscrições vão até dia 21 e a prova única acontece dia 25 de novembro, das 14h às 18h, no Câmpus.

Neste momento de definições, a Universidade auxilia você. Estamos apresentando os cursos de graduação. Nesta segunda, 19, é o dia de você conhecer um pouco mais do curso de Direito e também de Enfermagem.

 

Direito- Para poder conviver em harmonia, o ser humano precisa determinar algumas normas de convivência. O conceito de justiça e a criação de leis estão dentro deste importante processo. A sociedade e suas relações evoluem com o tempo, assim como a necessidade de adaptar essas regras aos novos padrões de comportamento. Por isso, se exige do profissional do Direito muita dedicação, estudo e permanente atualização. Uma vez aprovado na OAB, o profissional pode advogar ou buscar carreiras como a de promotor, juiz, defensor público, entre outros. Existem muitas vagas em concursos públicos, que absorvem boa parte dos graduados. Ainda que não tenha se submetido ao exame, o graduado por ser professor e exercer alguns cargos públicos e privados que exijam formação superior. Pode atuar como autônomo ou em escritórios de advocacia. É comum também, que se opte por uma área específica (criminal, penal, cível, trabalhista, comercial, do consumidor ou tributária, etc). Na carreira jurídica, este profissional pode atuar na advocacia pública, ainda, pode julgar processos e elaborar inquéritos policiais. Na URI, os trabalhados produzidos pelos acadêmicos, alguns deles publicados em revistas jurídicas, têm servido de base para a pesquisa da comunidade regional. A partir do 6° semestre, os acadêmicos podem realizar estágio de práticas jurídicas. Já o projeto Aprendizado Jurídico Social, é outra oportunidade do aluno aliar teoria à prática. Para quem optar pelo Direito Diurno, o desconto é de 30%. Algumas disciplinas: Direito Civil, Constitucional, Penal, de Empresa, Processual Civil, Administrativo, Processual Penal, do Trabalho, Financeiro, Tributário, Ambiental, Previdencário, Agrário, do Consumidor, Prática Jurídica, Medicina Legal, etc. O Diurno tem 50 vagas e o Noturno, 60. São 10 semestres. Converse com a coordenadora do curso, professora Adriane Damian Pereira. Telefone: (55) 3251 3151, ramal 275.


Evento do curso

Foto: Divulgação

Pessoal do Direito em desfile cívico

Foto: NUCOM

 

Enfermagem- O profissional da enfermagem precisa de um bom conhecimento técnico para poder promover a saúde de forma segura e correta, seguindo com exatidão o tratamento recomendado. Existe também uma parte administrativa, de coordenação de equipes de técnicos e auxiliares, produção de relatórios e organização do atendimento. Grande parte do mercado para o enfermeiro está nas Unidades de Saúde (saúde coletiva). O programa Saúde da Família, chamado de Estratégia, forma de encarar a saúde com ênfase na prevenção, também aumentou a demanda por profissionais. Os hospitais e centros médicos são grandes empregadores, mas também há outras possibilidades, como o home-care (cuidado em casa), bem como, a carreira de professor. O envelhecimento da população faz aumentar a procura pelo especialista em saúde da terceira idade para atuar em hospitais, clínicas e casas de repouso ou como autônomo. A URI dispõe de laboratórios necessários a uma formação prática do enfermeiro. Além de oferecer uma sólida formação teórica, o curso está sempre participando de eventos de promoção de saúde. Durante a graduação também, diversos espaços são abertos ao acadêmico: Unidades de Saúde e Hospital de Caridade, Centro de Cuidados de Enfermagem (URI - CEPP) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Enfermagem (GEPSE). Algumas disciplinas: Anatomia, Fisiologia, Fundamentos do Cuidado Humano, Enfermagem no Cuidado do Adulto, Enfermagem em Saúde Mental, Enfermagem em Saúde Coletiva, Enfermagem no Cuidado à Saúde da Mulher, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde do Idoso, Gerenciamento do Cuidado e Pesquisa em Enfermagem. 40 vagas é o total, curso noturno/diurno, 10 semestres. Converse com a coordenadora do curso, professora Silvana de Oliveira Silva. Telefone: (55) 3251 3151, ramal 229.
 
Grupo de estudos

Acadêmicos e professores em atividade institucional

Fotos: NUCOM

Curso está sempre envolvido em diversas ações, como no Outubro Rosa

Foto: Divulgação
 

            
 
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago

Nenhum comentário:

URI