O 1° Seminário Integrador “Pibidianos
em Ação”, revelou a paixão em ensinar, mostrou belíssimos trabalhos com alunos
de escolas públicas e serviu para compartilhar experiências e depoimentos. A
atividade aconteceu na última segunda-feira, 13, através da coordenação do PIBID
URI Santiago.
O Programa Institucional de Iniciação
à Docência (PIBID) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (CAPES) tem como principal objetivo apoiar os professores em formação
inicial. Foi no ano de 2010 que as universidades comunitárias foram incluídas
no programa do Ministério da Educação. Os campis de Erechim, Santo Ângelo,
Frederico Westphalen e Santiago, através dos cursos de Ciências Biológicas,
Letras, Matemática e Pedagogia, iniciaram assim, um novo diálogo com as escolas
de educação básica nesses municípios. A inserção dos acadêmicos dessas
licenciaturas nas escolas públicas, para realizar práticas pedagógicas, está
transformando os conhecimentos teóricos da prática acadêmica.
O seminário foi aberto com
apresentações artístico-culturais. A aluna Paola Martins, do curso de
Pedagogia, interpretou poema sobre docência. A bolsista Maiara Oliveira
apresentou número de ballet clássico (foto). Já bolsistas de Ciências Biológicas, acolheram
os participantes com uma divertida dinâmica de grupo. A Diretora Acadêmica da
URI, professora Michele Noal Beltrão, deixou a sua mensagem inicial, bem como,
a professora Maria Inês Bolzan de Freitas, vice-diretora da escola estadual
Thomás Fortes, instituição pioneira no programa, a qual prestou seu depoimento.
Na apresentação dos subprojetos, através dos bolsistas e suas coordenadoras, nas
áreas de Biologia, Pedagogia (alfabetização), Matemática e Letras, percebeu-se
a riqueza das oficinas e das demais ações e a tamanha criatividade,
profissionalismo e desenvoltura dos bolsistas do PIBID.
Maria Inês, supervisora da escola
Thomás no subprojeto Matemática, também deu depoimento quanto ao trabalho nesta
área, dizendo do suporte que a escola dá às alunas e referindo que a troca oportunizada
é muito importante. Janecléa Minuzzi, supervisora do subprojeto Letras,
declarou: “O PIBID é ação”.
A próxima escola que receberá
bolsistas do PIBID é a Monsenhor Assis. Serão cerca de mil alunos, do ensino
fundamental, médio e EJA. Participaram do seminário pela escola, Graciele
Serafini Dapieve, diretora, Fabiane Lundin, supervisora de matemática, Danielle
Righes, supervisora de Biologia, além dos bolsistas Carla Fabiana Silveira
Moro, de Ciências Biológicas, e Flávio Martins, da Matemática. Ambos, cheios de
expectativas, disseram ter percebido o crescimento dos colegas que já são
pibidianos e que com o PIBID é possível chegar ao estágio sem medo.
Diretora do Monsenhor
Fotos: NUCOM
O encontro foi encerrado pela
coordenadora, professora Maria Saléti Reolon e Diretora Michele Beltrão. A
tarde de debates e reflexões foi finalizada com confraternização.
Todas as fotos estão no nosso portal: www.urisantiago.br
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago
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