URI

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Tarde rica: URI realizou seminário do PIBID


O 1° Seminário Integrador “Pibidianos em Ação”, revelou a paixão em ensinar, mostrou belíssimos trabalhos com alunos de escolas públicas e serviu para compartilhar experiências e depoimentos. A atividade aconteceu na última segunda-feira, 13, através da coordenação do PIBID URI Santiago.



O Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem como principal objetivo apoiar os professores em formação inicial. Foi no ano de 2010 que as universidades comunitárias foram incluídas no programa do Ministério da Educação. Os campis de Erechim, Santo Ângelo, Frederico Westphalen e Santiago, através dos cursos de Ciências Biológicas, Letras, Matemática e Pedagogia, iniciaram assim, um novo diálogo com as escolas de educação básica nesses municípios. A inserção dos acadêmicos dessas licenciaturas nas escolas públicas, para realizar práticas pedagógicas, está transformando os conhecimentos teóricos da prática acadêmica.



O seminário foi aberto com apresentações artístico-culturais. A aluna Paola Martins, do curso de Pedagogia, interpretou poema sobre docência. A bolsista Maiara Oliveira apresentou número de ballet clássico (foto). Já bolsistas de Ciências Biológicas, acolheram os participantes com uma divertida dinâmica de grupo. A Diretora Acadêmica da URI, professora Michele Noal Beltrão, deixou a sua mensagem inicial, bem como, a professora Maria Inês Bolzan de Freitas, vice-diretora da escola estadual Thomás Fortes, instituição pioneira no programa, a qual prestou seu depoimento. Na apresentação dos subprojetos, através dos bolsistas e suas coordenadoras, nas áreas de Biologia, Pedagogia (alfabetização), Matemática e Letras, percebeu-se a riqueza das oficinas e das demais ações e a tamanha criatividade, profissionalismo e desenvoltura dos bolsistas do PIBID.



Maria Inês, supervisora da escola Thomás no subprojeto Matemática, também deu depoimento quanto ao trabalho nesta área, dizendo do suporte que a escola dá às alunas e referindo que a troca oportunizada é muito importante. Janecléa Minuzzi, supervisora do subprojeto Letras, declarou: “O PIBID é ação”.



A próxima escola que receberá bolsistas do PIBID é a Monsenhor Assis. Serão cerca de mil alunos, do ensino fundamental, médio e EJA. Participaram do seminário pela escola, Graciele Serafini Dapieve, diretora, Fabiane Lundin, supervisora de matemática, Danielle Righes, supervisora de Biologia, além dos bolsistas Carla Fabiana Silveira Moro, de Ciências Biológicas, e Flávio Martins, da Matemática. Ambos, cheios de expectativas, disseram ter percebido o crescimento dos colegas que já são pibidianos e que com o PIBID é possível chegar ao estágio sem medo.

Diretora do Monsenhor

Fotos: NUCOM

O encontro foi encerrado pela coordenadora, professora Maria Saléti Reolon e Diretora Michele Beltrão. A tarde de debates e reflexões foi finalizada com confraternização.

Todas as fotos estão no nosso portal: www.urisantiago.br

Núcleo de Comunicação
URI- Santiago

Nenhum comentário:

URI