URI

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Algumas notícias deste início de semana


Psicologia: Na terça-feira, 21, a professora Anahy Oliveira esteve  com professoras estaduais de Unistalda para atividades de formação permanente.  Desta forma, aconteceu mais um momento de interação e trocas de experiências entre a universidade e a comunidade, através da demanda da escola. Também, dentro do "Ciclo Permanente de Encontros, Rodas de Conversa, Mini-cursos e Oficinas do Curso de Psicologia", na sexta-feira, dia 24, esteve presente na URI Santiago, o psicólogo Juliano Fontana Trevisan, Mestre em Psicologia Social e Institucional e acadêmico do 7°semestre de Medicina da UFSM. A convite do professor Izaque Ribeiro, Trevisan discutiu, sob o título "Uma clínica sem sujeito", os principais conceitos da esquizoanálise, promovendo o envolvimento dos acadêmicos do 4º e 6º semestres da Psicologia. “Com atividades como esta, se busca dinamizar, ampliar e complexificar as discussões que, inicialmente, acontecem no espaço de sala de aula, ganham cunho de pesquisa e se desdobram com intensas ações de extensão do curso de psicologia da instituição”, salientou Anahy Oliveira, coordenadora do curso.

 

Evento: Acontece nesta terça-feira, 28, o lançamento da nova bandeira institucional do Grupo RBS, voltada à defesa da educação de qualidade como condição indispensável para o desenvolvimento e crescimento do País. Com o tema “A Educação Precisa de Respostas”, a bandeira é uma estratégia de mobilização social, de iniciativa do Grupo RBS em conjunto com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, que pretende não apenas alertar e conscientizar os cidadãos, fiscalizar e cobrar o poder público, mas também estimular e valorizar ações concretas de transformação no campo da educação. Para marcar o início da ação, será realizado um programa de televisão ao vivo para Rio Grande do Sul e Santa Catarina, transmitido pela TVCOM, Rádio Gaúcha (RS) e CBN Diário (SC), com a presença de autoridades, especialistas, personalidades e lideranças do Terceiro Setor nas 18 praças de atuação da RBS. A URI recebeu convite para estar presente neste importante momento.

 

Projeto Rondon: Entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro, estará acontecendo a Reunião Anual dos professores do Projeto Rondon. Em sua 8ª edição, a atividade acontece no Rio de Janeiro, na Escola Naval. A professora do curso de Enfermagem da URI Santiago, Carla da Silveira Dornelles, a coordenadora da equipe que esteve por 17 dias em Miranorte, Tocantins, participando da Operação Capim Dourado, estará presente. Será um encontro para discutir os planejamentos para as próximas operações do projeto, bem como, os critérios para avaliação de projetos enviados, dentro do planejamento de 2013. Na programação, haverá palestra da coordenação geral do Rondon, confraternizações, atividade cultural, reuniões entre os grupos de trabalho, entre outras ações.
 
 
Viagem: Confirmada mais uma viagem do curso de Ciências Contábeis a São Paulo. Na primeira quinzena de outubro, serão visitados os seguintes locais: Banco Central do Brasil, FIESP e Globo, onde os acadêmicos e professores participarão da gravação do Programa Altas Horas. No início de julho, aconteceu uma grande viagem de acadêmicos de Contábeis e Administração, que visitaram pontos turísticos de São Paulo, a BOVESPA e a Central Globo de Produção, realizando três gravações para o programa do Jô. Portanto, tudo sendo programado para mais uma jornada de aprendizado, experiência e integração.

Foto: divulgação
 
Turma que esteve em julho no programa do Jô, agora estará gravando o Altas Horas, com Serginho Groissmann (foto) 


Núcleo de Comunicação
URI- Santiago

 

Nenhum comentário:

URI