URI

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

29 de agosto: Dia Nacional de Combate ao Fumo


A data de 29 de agosto é considerada o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data que reacende as discussões sobre a regulamentação da Lei Antifumo - que proíbe a prática em lugares fechados - e a necessidade de conscientização quanto às doenças relacionadas ao tabaco.

A URI Santiago, sempre inserida na comunidade, através do Curso de Enfermagem, realizou atividade educativa com alunos do 5° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Abreu, na tarde desta quarta. A Enfermagem e o curso de Psicologia, a própria escola e o Conselho Municipal Anti-Drogas, desenvolvem quinzenalmente atividades educativas na instituição. Sobre o tabagismo, foi preparado um material intitulado “Cigarro: Corta Essa”, contendo inúmeras informações aos alunos.  

Segundo o Ministério da Saúde, o cigarro contém 4.720 substâncias tóxicas e conforme dados da OMS- a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo já matou mais de 100 milhões em todo o Mundo. O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco. Além disso, a falta de vitamina D (contida nos alimentos como atum, sardinha, manteiga, cogumelos, leite, iogurte, etc), agrava os malefícios do cigarro.
 
 
Núcleo de Comunicação
URI- Santiago
 

Nenhum comentário:

URI