URI

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Parceria URI e SMEC de Manoel Viana

No dia 2 de outubro, a professora da URI – Campus de Santiago, Anahy Oliveira, desenvolveu atividades dentro de um curso de formação permanente, uma parceria da Secretaria de Educação do município de Manoel Viana e da universidade.

Em um dia de trabalho, a partir de técnicas que promoveram intensas trocas, pode-se discutir o cotidiano de sala de aula, questões relacionadas a direitos humanos e ética profissional, a violência na sociedade e no âmbito doméstico, saúde mental e conceito ampliado de saúde, psicologia da aprendizagem (aspectos teóricos e implicações com o fracasso escolar), inclusão social e escolar, entre outros.

No período da tarde, com as discussões que envolveram os cerca de cem professores, ainda foi possível, através de estudos de casos, discutirem sobre os principais problemas de aprendizagem em sua relação com o fazer e o desejo dos profissionais da educação.

A proposta de discutir-se “motivação e autoestima" foi, desta forma, ampliada em seus pressupostos teóricos, práticos e instrumentais. Ao final do encontro, a professora dos cursos de História, Direito, Enfermagem e Psicologia, com os demais presentes, avaliou como produtivo o sábado de estudos, ficando, para todos, o desejo de outros momentos de discussão/reflexão/problematização das práticas docentes.

Nenhum comentário:

URI