URI

terça-feira, 10 de junho de 2014

Em época de avaliação institucional, qual a importância dela?


Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:

À melhoria da qualidade da educação superior;

À orientação da expansão de sua oferta;

Ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;

Ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.


A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades:

Autoavaliação – Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da CONAES.


Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das auto-avaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade.


Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades.

 


Professor e acadêmico da URI Santiago, realize sua Avaliação Institucional até 20 de junho!


 

terça-feira, 3 de junho de 2014

PROUNI: Candidato a bolsa remanescente deve se inscrever até 3 de junho


Os candidatos a bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até 3 de junho para fazer a inscrição on-line. Podem concorrer candidatos já matriculados em curso de instituição particular de educação superior participante do programa. As vagas, portanto, destinam-se a estudantes que já estejam na universidade e pretendem obter bolsa de estudos.

Para concorrer, o estudante deve preencher requisitos estabelecidos pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, e atender a uma das condições:

• Ter efetuado inscrição, em todas as opções, em cursos com registro de não formação de turma no processo seletivo regular do ProUni.

• Ser professor da rede pública, no efetivo exercício do magistério da educação básica, e integrar o quadro de pessoal permanente da instituição.

• Ter participado do Enem, a partir da edição de 2010, e obtido, em uma mesma edição, no mínimo 450 pontos na média das notas das provas e nota na redação que não tenha sido zero.

As inscrições devem ser feitas na página do ProUni na internet. A prorrogação do prazo de inscrição de candidatos a bolsas remanescentes foi determinada pelo Edital nº 19/2014, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 27.

*Assessoria de Comunicação Social

URI